Está patente na recentemente requalificada e (re)inaugurada Antiga Estação da Trofa, localizada na Alameda da Estação a exposição “Memória e Identidade da Estação da Trofa”.
Esta obra de requalificação representou um investimento de 620 mil euros, que teve comparticipação de fundos europeus e que requalificou a antiga estação que estava desativada, no centro da Trofa, desde 2010.
A Exposição “Memória e Identidade da Estação da Trofa”, começa em 1845, “data do Primeiro contrato para a construção de uma linha férrea em Portugal, (apesar de não ter sido concretizado)” e termina a 18 de agosto de 2018, data em que o “edifício da Antiga Estação Ferroviária da Trofa é transformado num espaço cultural e devolvido à comunidade Trofense”, passando pelos vários momentos marcantes para a história, industrial, comercial e social do atual Concelho da Trofa.
Através da história do caminho de ferro, é contada a história do território da Trofa até aos dias de hoje, com destaque para a descrição de edifícios e espaços “históricos”, como as estações da Trofa e de S. Romão, o Hotel de S. Romão, os Correios da Trofa, ou empresas como a “Social Fábrica de Chapéus Costa Campos & Ferreira”, a “Industrial do Ave, Lda.”, a “Empresa Fabril da Trofa, Lda.”, “A Industrial da Trofa”, a “Indústria Alimentar Trofense, Lda.”, efetuando uma verdadeira radiografia da dinâmica económica e social da Trofa, em mais de 135 anos.
Recorde-se que o Concelho da Trofa foi criado a 19 de novembro de 1998 e, o seu crescimento esteve sempre ligado ao caminho de ferro, como via de comunicação primordial da indústria, do comércio e das gentes, e complementarmente ao desenvolvimento industrial.
PRINCIPAIS MOMENTOS DA EXPOSIÇÃO
1867
Publicação do Diário de Lisboa n.º 147, de 3 de julho, que autoriza a construção da Linha do Minho.
1853
Lançamento da primeira pedra para a construção da linha férrea em Portugal (troço Lisboa-Carregado da Linha do Norte, inaugurado em 1856).
1856-1863
Inauguração de vários troços da Linha do Norte até Vila Nova de Gaia.
1872
Início da construção da Linha do Minho.
1875
Inauguração: - Linha do Minho entre Campanhã, Nine e Braga: abertura das estações ferroviárias da Trofa e de São Romão;
1883
Inauguração do troço entre Trofa e Vizela, da Linha de Guimarães.
1888
Abertura do ramal da Alfândega entre Campanhã e Porto-Alfândega. A Trofa ficava assim com acesso direto à Alfândega do Porto.
1932
Ligação do troço da Senhora da Hora à Trofa, da Linha de Guimarães. Deste modo, foi possível a ligação mais rápida entre a Trofa e o Porto de Leixões. Abertura das estações ferroviárias de Bougado e Muro.
1998
Criação do Concelho da Trofa.
2010
Encerramento da primeira estação ferroviária da Trofa e inauguração da nova estação e variante. Com esta obra, o trajeto da via-férrea foi desviado entre Lemende e Paradela, através de um túnel. O comboio deixou de passar pelo centro urbano da cidade permitindo maior segurança e uma nova imagem.
2017
Inauguração da Obra de Requalificação do Antigo Canal Ferroviário da Trofa – Construção da Alameda da Estação.
2018
O edifício da antiga estação ferroviária da Trofa é transformado num espaço cultural e devolvido à comunidade Trofense.