AVALIAR O PROGRESSO DAS OBRAS FOI O OBJETIVO DA VISITA
Os Presidentes das Câmaras Municipais da Trofa, Maia e Vila Nova de Famalicão visitaram, esta terça-feira, 6 de fevereiro, as obras da variante à N14.
Após assinatura do auto de consignação para a construção o último troço da nova Variante à EN14, entre o interface rodoferroviário da Trofa e Santana, em Vila Nova de Famalicão, num investimento de 12,5 milhões de euros, os autarcas voltaram a visitar a obra para avaliar e entender a última fase da nova variante.
Recorde-se que a segunda fase da variante arrancou em abril de 2022 e corresponde a um troço com cerca de 10 quilómetros, entre a Via Diagonal, na Maia e o Interface Rodoferroviário da Trofa. Lançada no âmbito do "Plano de Recuperação e Resiliência” (PRR), esta empreitada engloba mais seis obras lançadas num investimento de 63 milhões de euros.
Pedro Caetano, Project Manager das Infraestruturas de Portugal, apresentou e explicou a última fase, em especial, a complexa obra de construção da nova ponte sobre o Rio Ave.
A nova travessia sobre o Rio Ave, com 163 metros de extensão, permitirá melhorar as condições de segurança e acessibilidade numa zona densamente povoada e com grande dinâmica empresarial, mas fortemente condicionada pelo elevado grau de congestionamento e pressão marginal que caraterizam a atual Estrada Nacional 14, melhorando as acessibilidades ao Hospital da Trofa e ao Interface rodoferroviário.
Para além da melhoria das acessibilidades ao Centro da Trofa, a Ribeira de Ferreiros e as margens do Rio Ave serão alvo de reabilitação e melhoramento. A nova ponte terá também travessia pedonal e ciclável e fará ligação à Ciclovia Norte.
Durante a visita, os autarcas congratularam-se com o ritmo das obras e com o arranque da última fase das seis empreitadas, realçando a importância dos três concelhos como principal eixo exportador do País, Maia – Trofa - Vila Nova de Famalicão. A conclusão da nova variante à N14 vem colmatar as dificuldades sentidas pelos empresários ao longo dos anos.
Recorde-se que a atual empreitada da variante à N14 foi lançada no âmbito do "Plano de Recuperação e Resiliência” (PRR) e engloba mais seis obras lançadas num investimento de 63 milhões de euros.