Municipio
TROFA INAUGUROU CENTROS DE INFOINCLUSÃO PARA SENIORES
02 de Abril de 2024
0 comentários

A Câmara Municipal da Trofa assinou a 20 de março, no auditório do Fórum Trofa XXI, os protocolos de parceria com as Juntas de Freguesia, disponibilizando vários centros infoinclusão, oferta que chega, assim, a todo o Concelho da Trofa.

 

Inserido no Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas da AMP – Área Metropolitana do Porto, através da operação “Trofa + Envelhecimento Ativo”, formalizou-se a 20 de março, a criação de 5 centros de infoinclusão, que pretende dar resposta efetiva às necessidades da população sénior, promovendo-se processos de envelhecimento bem-sucedido, sereno, respeitando-se as características individuais, as capacidades e os gostos de cada um.

 

Os centros estarão distribuídos por todo o concelho, com o objetivo de abranger o maior número de pessoas.

 

A implementação e dinamização dos centros de infoinclusão, nas diferentes freguesias do Concelho, permitirá a promoção de um conjunto de dinâmicas educacionais digitais e financeiras para o público sénior, potenciando novos conhecimentos no âmbito das novas tecnologias, inseridas num contexto de aprendizagem ao longo da vida e dotando-os de conhecimentos que lhes permitam tomar decisões mais conscientes ao nível das suas finanças pessoais.

 

Consciente da importância da temática da Literacia Financeira e em dotar a população sénior com maior capacitação digital, a Câmara Municipal da Trofa lançou, em paralelo, o programa “Trofa + Envelhecimento Ativo” reconhecendo as vantagens dos processos de envelhecimento produtivo, com a ocupação dos tempos livres, sem esquecer as oportunidades de um acompanhamento próximo, que seja, simultaneamente, desafiador, facto que promove o retardar da institucionalização, ao mesmo tempo que se monitoriza situações mais abusivas.

 

Cada centro estará equipado com 8 computadores e caberá à Autarquia Trofense dinamizar um conjunto de ações dedicadas à temática da literacia financeira e capacitação digital.

 

“Eu e a Minha Reforma”, dividida por 6 sessões, com a duração de 120 minutos, é uma das ações direcionada para participantes com 65 ou mais anos a ser desenvolvida nos centros de infoinclusão.

 

Para além do momento de assinatura dos protocolos de parceria, Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação António Cupertino de Miranda fez um enquadramento e uma breve contextualização do programa de Literacia Financeira.

 

A Cerimónia terminou com a primeira sessão de Literacia Financeira com a participação de 25 pessoas.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T