Municipio
CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA CRIA DUAS SALAS SNOEZELEN PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
15 de Abril de 2024
0 comentários

SALAS SERÃO CRIADAS NAS ESCOLAS DE CASTRO E FINZES

 

A Câmara Municipal da Trofa encontra-se na fase final da criação de duas salas de estimulação sensorial – snoezelen, uma sala em cada agrupamento de escolas locais, nomeadamente na Escola Básica de Castro e na Escola Básica de Finzes.

 

Integrado no plano de Ação de Educação Especial – Trofa + Inclusiva, a Câmara Municipal está a criar duas Salas de Estimulação Sensorial (snoezelen), uma sala em cada agrupamento de escolas locais.

 

O conceito de sala multidisciplinar Snoezelen proporciona conforto através do uso de uma grande quantidade de estímulos sensoriais controlados, que podem ser usados de forma individual ou combinada, e que vão desde os efeitos de sons e notas musicais a efeitos de luz, passando pela estimulação tátil e pelos aromas.

 

O ambiente proporcionado é seguro e promove autocontrolo, autonomia, descoberta e exploração, bem como efeitos terapêuticos e pedagógicos positivos. Este ambiente multissensorial, permite estimular os sentidos primários - tato, paladar, visão, audição e olfato - sem recorrer às capacidades intelectuais dos indivíduos. A confiança e o relaxamento são incentivados através de terapias não diretivas.

 

As Salas dos Sete Sentidos funcionarão na EB de Castro e na EB de Finzes e estarão dotadas de um ambiente versátil e adaptável a diferentes contextos, desde terapias para utilizadores com necessidades específicas, momentos de relaxamento e autoconhecimento até ambientes educacionais.

 

As salas têm o objetivo de proporcionar uma resposta terapêutica especializada em áreas de atuação mais sensíveis, dispondo de recursos e ferramentas tecnológicas adequadas, criando um ambiente onde os estímulos sensoriais podem ser usados, individualmente ou combinados, de forma a promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida dos utilizadores e famílias.

 

Pretende a autarquia trofense que as salas estejam disponíveis para os alunos com necessidades educativas especiais do Concelho, bem como para utentes das IPSS´s locais.

 

“É mais um passo na Inclusão, desde o início deste ano letivo que a aposta da Câmara Municipal é no melhoramento das condições dos nossos alunos, pessoal docente e não docente. Recentemente, abrimos as Salas do Futuro e agora estamos a terminar as salas snoezelen.” salienta Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa.

 

Para além da criação das Salas Snoezelen, a Câmara Municipal da Trofa arrancou este ano letivo com o Projeto “Desafios em Férias”, que visa a criação de uma resposta efetiva às necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), nos períodos de interrupção letiva – através de um conjunto de atividades diferenciadas e inclusivas.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T