SÉRGIO HUMBERTO
2022: A Trofa do Futuro continua a crescer
03 de Janeiro de 2022
SÉRGIO HUMBERTO

Caras e Caros Trofenses,

 

Chegados a 2022, é altura de olharmos o futuro com confiança prontos para trabalhar pela Trofa e pelos Trofenses.

Governamos hoje, na Câmara Municipal da Trofa, como nos últimos 8 anos, com os olhos postos no futuro, no desenvolvimento e no bem-estar de todos, e não apenas no imediato.

Os compromissos que assumimos em 2013, reafirmados em 2017, e consolidados em 2021, estão à vista de todos.

Estamos aqui para deixar uma marca de profunda modernidade na Trofa do nosso coração. Estamos certos que levaremos a Trofa tão longe quanto for a força da nossa garra conjunta, enquanto Trofenses, e por isso, o impossível não existirá para nós.

O trabalho para os próximos 4 anos já começou e vai continuar a construir a Trofa do Futuro, aquela que sempre merecemos e que foi sonhada a 19 de novembro de 1998.

Os Paços do Concelho e a nossa magnifica Praça do Município serão uma realidade e um compromisso cumprido para com a Trofa e todos os Trofenses, muito em breve, e será nos próximos anos que vamos cumprir o sonho de reconstruir a nossa Ponte Pênsil da Trofa, para devolver a memória, o património e a identidade do nosso território a todos os Trofenses. Nesta linha, vamos também alargar o nosso Parque das Azenhas para nascente (Ponte da Lagoncinha) e para poente (Bairros e Aldeia da Povoação – Vila Nova de Famalicão), contemplando a construção de uma nova travessia pedonal e ciclável.

A construção da Rotunda da Carriça, para descongestionar a EN14, bem como a construção de uma nova zona desportiva junto ao Aquaplace, da nossa Biblioteca Municipal e do nosso Auditório Municipal, que terá igualmente a valência de Museu, iniciará a médio prazo, tal como a construção do Centro de Recolha Oficial (CRO) Municipal, permitindo assim a salvaguarda do bem-estar dos animais acolhidos no nosso Canil Municipal.

Porque somos um Concelho de Empresas, estando hoje, no Top 5 Nacional dos Concelhos com maior dinamismo económico (dados da Marktest revelados em novembro de 2021), vamos requalificar e expandir as Áreas de Acolhimento Empresarial. Vamos continuar a apostar nas nossas empresas, nos nossos empresários e na atração de novos empreendedores criando melhores condições e acessibilidades viárias, especialmente na Zona Industrial do Soeiro/Carriça, na Zona Industrial de Guidões e na Zona Industrial da Abelheira/Ervosa.

Consolidaremos a excelência do trabalho já em curso na educação, na requalificação das escolas, no apoio aos Seniores e às famílias, nas acessibilidades, no associativismo, na habitação jovem, no ambiente e na preservação do nosso património cultural e imaterial, destacando a continuidade no trabalho na Estação Arqueológica de Alvarelhos e nos Santeiros S. Mamede do Coronado.    

Acreditando que todos os Trofenses têm os mesmo direitos e oportunidades, vamos construir um Cemitério Municipal, como um espaço de culto, aberto a todas as confissões religiosas, devolvendo a paz e serenidade a todos.

A nossa meta de assegurarmos a cobertura a 100% do serviço de água pública e de saneamento, ambiciosa, mas para nós concretizável como um ponto de honra na defesa da qualidade de vida de todos os Trofenses, mantém-se, depois de termos conseguido reduzir cerca de 35% na fatura mensal da água das famílias e 20% para clientes não domésticos e instituições.

Fruto de muito planeamento, de muito trabalho e de muito esforço, conseguimos reduzir substancialmente a dívida do Municipio, herdada do passado, numa estratégia de seriedade e responsabilidade que acaba de ser reconhecida no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, que avaliou a Trofa como o 7º Concelho com maior equilíbrio orçamental em 2020, no total dos 308 municípios portugueses.

E por fim, anunciar que a Variante à Nacional 14 será definitivamente uma realidade em breve, e que cada etapa que vemos concretizada, é uma vitória numa luta de décadas. Quando esta obra estiver no terreno, a nossa reivindicação será pelo seu prolongamento até Ervosa e pela construção de uma entra/saída na freguesia de Covelas.

Quanto ao Metro até à Trofa, esta bandeira jamais será esquecida, e a nossa luta continua, em reuniões periódicas com a Administração da Metro do Porto e no dia que nos for possível, voltaremos à rua para mostrarmos que os Trofenses estão Unidos por esta causa e que temos os mesmos direitos de todos os portugueses a ter uma rede de transportes públicos funcional e sustentável.

Estes serão 4 anos desafiantes, mas estamos confiantes que todos os Trofenses estão ao lado deste caminho de progresso, porque comungamos do mesmo amor pela nossa terra.

Desejamos a todos um Ano de 2022 pleno de saúde e de conquistas pessoais e profissionais.

Um abraço

Sérgio Humberto

Mais Editoriais de SÉRGIO HUMBERTO
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T