Atualidade
MUNICÍPIO DA TROFA CONQUISTOU MAIS DE UMA DEZENA DE DISTINÇÕES EM 2021
06 de Janeiro de 2022
0 comentários

AUTARQUIA TEM SIDO REFERÊNCIA EM DIFERENTES ÁREAS DE ATUAÇÃO MUNICIPAL, RECONHECIDA POR DIFERENTES ENTIDADES

 

Foram muitos os reconhecimentos e conquistas alcançados pelo Município da Trofa em 2021. Ao todo, entre galardões e distinções, a Autarquia garantiu 11 reconhecimentos oficiais pelas medidas, iniciativas ou boas práticas desenvolvidas a nível municipal.

As políticas municipais desenvolvidas pela Câmara Municipal da Trofa, que englobam diferentes medidas, iniciativas ou boas práticas, foram várias vezes reconhecidas em 2021. Ao todo, entre galardões e distinções, o Município foi reconhecido 11 vezes pelo trabalho desenvolvido.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto, “cada vitória representa uma motivação adicional na nossa responsabilidade e na nossa vontade de continuarmos a fazer mais e melhor”.

Recentemente, e pelo terceiro ano consecutivo, o Município foi distinguido como Autarquia Familiarmente Responsável, um selo atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. A distinção reconheceu, particularmente, as boas práticas do Município em tempos de pandemia, que reforçou os seus apoios sociais, tendo mesmo lançado o maior pacote de medidas sociais da autarquia nos últimos dez anos.

Já, pela primeira vez, o Concelho viu também o seu trabalho na área desportiva ser reconhecido com o galardão de Município Amigo do Desporto. A distinção, atribuída pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD), destacou a aposta que o Município tem tido na área desportiva, sendo, inclusivamente palco de um dos maiores eventos desportivos da zona norte.

Na temática ambiental, o empenho da Autarquia também foi nomeado. Pelo segundo ano consecutivo, a Trofa recebeu o Galardão Bandeira Verde ECO XXI, que reconhece as diferentes práticas de sustentabilidade a nível municipal. Na avaliação deste prémio, o Município alcançou mesmo pontuação igual ou superior a 80% em vários indicadores, entre eles a Promoção da Educação Ambiental e as Medidas de Sustentabilidade em Contexto de Pandemia.

Em 2021, a Trofa passou também a ser Membro Fundador da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, rede promovida pela Federação Nacional das Associações Juvenis. Destaque foi também a integração, enquanto membro, na Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais, reconhecimento atribuído pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais. De referir que, nesta temática, a Câmara Municipal da Trofa tem sido destaque pelas medidas implementadas dirigidas aos cuidadores informais do Município, como a criação de um Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal e a disponibilização de aulas de pilates gratuitas para os munícipes com este estatuto.

Em diferentes rankings nacionais, o Concelho da Trofa garantiu presença e destaque. Entre 308 municípios portugueses, a Trofa alcançou o primeiro lugar no que toca à acessibilidade do site institucional, resultados revelados pelo Observatório Português de Acessibilidade na Web. O primeiro lugar também foi da Trofa na lista dos municípios que registaram maior decréscimo do número de desempregados na Área Metropolitana do Porto (3º trimestre de 2021), segundo o Relatório Trimestral Norte Conjuntura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Já no Rating de Dinamismo Económico referente a 2021, classificação atribuída pela Marktest, a Trofa alcançou a 5ª posição entre 308 municípios portugueses e a 1ª posição da Área Metropolitana do Porto. Por sua vez, na tabela de Municípios com maior equilíbrio orçamental, o nome do Município garantiu a 7ª posição, segundo os resultados revelados pelo Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.

Também no TOP 10 Nacional dos Municípios com maior desempenho no ranking de potencial ciclável está a Trofa, segundo resultados divulgados pelo Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA). De destacar o avultado investimento da autarquia em ciclovias, em curso, com o intuito de tornar o Município mais sustentável, aproximando os munícipes da utilização dos modos suaves.

No TOP 20 dos concelhos mais exportadores do Norte de Portugal, a Trofa também marca presença. Os dados são do Relatório Trimestral Norte Conjuntura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T