Atualidade
CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA E AGÊNCIA DE ENERGIA DO PORTO PROMOVEM WORKSHOP SOBRE O PLANO MUNICIPAL DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
14 de Janeiro de 2022
0 comentários

INICIATIVA, QUE DECORRE A 21 DE JANEIRO, PRETENDE REUNIR CONTRIBUTOS DOS STAKEHOLDERS PARA CONCEÇÃO DO DOCUMENTO MUNICIPAL A INTEGRAR O PACTO DOS AUTARCAS

 

No próximo dia 21 de janeiro, a Câmara Municipal da Trofa e a Agência de Energia do Porto promovem um Workshop sobre o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. A iniciativa, que terá lugar no Fórum Trofa XXI pelas 14h30, irá reunir os contributos de diferentes stakeholders para a conceção do documento municipal que irá integrar o Pacto dos Autarcas.

No âmbito da adesão da Câmara Municipal da Trofa ao Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia, a Câmara Municipal da Trofa, em parceria com a AdePorto, promove um workshop sobre o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, a ter lugar no dia 21 de janeiro, pelas 14h30, no Fórum Trofa XXI.

A iniciativa, que contará com a presença de um conjunto de stakeholders, tem como objetivo a apresentação da iniciativa do Pacto de Autarcas para a Energia e Clima, bem como a recolha de contributos para a conceção do documento principal a produzir e submeter pela autarquia – Plano de Ação para o Clima e Energia Sustentáveis.

Este plano incorpora os resultados e conclusões de estudos e projetos anteriores e define a estratégia do Município para atingir os objetivos com que se compromete. O documento está dividido em duas secções – Plano de Ação para a Energia Sustentável (PAES) e Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PMAAC) onde estão claramente definidos os objetivos e metas para as questões de energia (PAES) e para a temática das alterações climáticas (PMAAC).

A receção dos participantes para o workshop “Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas – Recolha de Contributos” está marcada para as 14h00. A sessão de abertura tem início pelas 14h30, com a participação do Vereador do Pelouro do Ambiente e Espaços Urbanos, Sérgio Araújo e de Rui Pimenta, Administrador Executivo da Agência de Energia do Porto. Pelas 15h00 tem lugar a Apresentação do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, com Jorge Rodrigues de Almeida, da AdePorto.

A Sessão de Trabalho decorre pelas 15h30 e será dividida em grupos estratégicos para análise e discussão das medidas de adaptação às alterações climáticas, com os seguintes grupos: Grupo 1 – Setor “Monitorização, Informação e Sensibilização”; Grupo 2 – Setor “Biodiversidade”; Grupo 3- Setor “Recursos Hídricos”; Grupo 4 – Setor “Ordenamento do Território”; Grupo 5 – Setor “Saúde e Segurança de Pessoas e Bens”; Grupo 6 – Setor “Edificado”; Grupo 7 – Setor “Floresta”.

Pelas 16h30 serão apresentados os resultados da sessão de trabalho bem como as conclusões finais. A sessão termina pelas 17h00.

Os stakeholders envolvidos no Workshop serão os seguintes: Câmara Municipal da Trofa, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCRN), Agência Portuguesa do Ambiente, Juntas de Freguesia, Trofáguas, Área Metropolitana do Porto, Metro do Porto, Comboios de Portugal, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto I – ACES Santo Tirso/Trofa, Autoridade Nacional da Proteção Civil – Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto (CDOS), Bombeiros Voluntários da Trofa, Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA); Resinorte; Indaqua; Águas do Norte, S.A., Arriva, Auto Viação Pacense, Maia Transportes, Transdev, i-Sete, S.A., Metais Jaime Dias, JMR – Gestão de Resíduos, Litel – Litografia e Embalagem, Lda., Muroplás – Indústrias de Plásticos, S.A., Savinor, Grupo Vigent, Grupo Proef, Altronix, Grupo Trofa Saúde, Frezite, Bial, Preh, Cerealis, Cooperativa dos Agricultores dos Concelhos de Santo Tirso e Trofa, Associação dos Silvicultores do Vale do Ave, Agência de Energia do Porto, Associação Empresarial do Baixo Ave.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T