INTERESSADOS JÁ PODEM EFETUAR A SUA INSCRIÇÃO NO POLO DA CÂMARA MUNICIPAL NO CORONADO, SITO NO EDIFÍCIO DA ESTAÇÃO
O Centro Comunitário Municipal da Trofa vai passar a ter atividades descentralizadas na freguesia do Coronado. Os interessados já podem fazer a sua inscrição no Polo da Câmara Municipal no Coronado, sito no Edifício da Estação.
De regresso às atividades no Fórum Trofa XXI, o Centro Comunitário Municipal da Trofa tem “novos planos” para 2022. Muito em breve, a participação dos seniores nos programas desenvolvidos pelo CCMT passará a ser possível, também, na freguesia do Coronado.
Para isso, os interessados podem já preencher a sua ficha de inscrição no Polo da Câmara Municipal no Coronado, sito no Edifício da Estação, apresentando o seu Cartão de Cidadão e comprovativo de morada. No ato de inscrição, os seniores podem indicar em que atividades preferem participar. As atividades irão decorrer à quinta à tarde e não têm, para já, data de início prevista, estando esta dependente do número de inscritos.
Para o 1º trimestre de 2022, o Centro Cultural Municipal da Trofa tem já programação organizada para o Fórum Trofa XXI. Nos meses de janeiro, fevereiro e março, mantêm-se os ateliers habituais de artes decorativas, canto e cavaquinho, treino de Boccia e atividades lúdicas.
Neste trimestre, as artes decorativas irão integrar técnicas novas, bem como a realização de postais da amizade para trocar no Dia dos Namorados e de Coroas de Páscoa para decorar, simbolicamente, a casa de cada um. E ainda no âmbito das artes decorativas, será introduzida a técnica Kintsugi, uma técnica japonesa de restauro de peças de cerâmica quebradas, utilizando o pó dourado para realçar e valorizar estas “cicatrizes”, vistas como algo ainda mais bonito.
Esta técnica, semelhante à filosofia japonesa de wabi-sabi, representa uma aceitação do imperfeito. A estética japonesa valoriza as marcas de desgaste do uso de um objeto, o que pode ser visto como uma justificativa para manter um objeto por perto mesmo depois de quebrado, filosofia que pode ser transportada para a vida de cada um, criando mecanismos de aceitação das dificuldades, das mudanças, das perdas, como uma oportunidade de nos tornarmos pessoas melhores e mais fortes.Ainda neste trimestre, o CCMT irá introduzir atividades de estimulação: a físicomotora (ginástica/dança) e a cognitiva (Ginásio de Treino Cognitivo), que contará com uma sessão mensal.