Associativismo
TROFA PALCO ESCOLHIDO PARA A FESTA DA INTERCULTURALIDADE DO ESPAÇO T
05 de Maio de 2022
0 comentários

8 maio 2022 - 15h00 às 19h00

 

PARQUES NOSSA SENHORA DAS DORES E DR. LIMA CARNEIRO

 

Uma tarde dedicada à Interculturalidade e diversidade cultural, e onde diferentes culturas apresentam as suas culturas e tradições, através da música, dança, canto e poesia!

 

No âmbito do desenvolvimento do projeto “O Meu País no Teu”, e com o apoio da Câmara Municipal da Trofa e do CCI – Conselho Consultivo Para a Interculturalidade, o Espaço t vai realizar, no próximo dia 8 de maio, pelas 15h00, no Parque Nossa Senhora das Dores, na Trofa, o evento “Festa da Interculturalidade”.

 

O Espaço t – Associação para o Apoio à Integração Social, tem nos últimos anos, vindo a dedicar-se à interculturalidade e à diversidade cultural, trabalhando com imigrantes nacionais de países terceiros e residentes em Portugal, que através da Arte, nos dão a conhecer as suas tradições e costumes, de forma a que possam estar melhor integrados em Portugal.

 

“O Meu País no Teu” tem vindo a divulgar uma programação disseminadora de arte e da interculturalidade, apresentando trabalhos de artistas, grupos ou colectividades das mais diversas origens culturais e geografias, possibilitando ainda a participação e o envolvimento do público em workshops artísticos, realizados periodicamente, dedicados às diferentes expressões artísticas e culturais dos diferentes países, de forma a que diluam preconceitos e se aproximem culturas e geografias.

 

É neste sentido que é organizado um dia completamente dedicado à Interculturalidade, num evento denominado Festa da Interculturalidade, onde será dada expressão às diferentes culturas.

 

Este é um evento aberto à comunidade, que pretende contribuir para um estreitamento das relações entre as diferentes comunidades residentes em Portugal, promovendo o interculturalismo e a partilha de culturas, ideias e saberes. Serão apresentadas danças latino americanas do Brasil, passando por Cuba, passando pela dança tradicional japonesa, música tradicional portuguesa, canto, dança e música do Brasil e da Ucrânia, entre outros.

 

Este evento contará ainda com a presença e apoio do Grupo de Cavaquinhos do Porto, Orquestra Urbana da Trofa, Rancho Lavradeiras da Trofa, Sabor Latino, Passos de Dança, Porto com Salsa, da bailarina Japonsesa Itsuyo Terumoto; entre muitos/as outros/as.

 

Esta é uma organização  Espaço T, em parceria com os Membros do CCI – Conselho Consultivo Para a Interculturalidade: Associação Luso-Africana Pontos nos Is, ESSALAM - Associação dos Imigrantes Magrebinos e Amizade Luso-Árabe, Associação Atlântico Brasil em Portugal; Código Simbólico – Associação Sociocultural, Kalina - Associação dos Imigrantes de Leste, Comunidade do Bangladesh do Porto, Grupo de Dança Cinco Cantos do Brasil, Allatantou Dance Company, Associação União Romani Portuguesa, Fundação MOA Portugal, Associação Atlas Violeta, Associação Todos, JRS Portugal e Igreja Ortodoxa Russa do Porto.  

 

O projeto “O Meu País no Teu”, financiado pelo FAMI – Fundo Asilo, Migração e Integração, através do ACM – Alto Comissariado para as Migrações, desenvolve e realiza iniciativas e eventos que visam a promoção da interculturalidade, usando a arte, linguagem universal, como instrumento de integração.

 

PROGRAMA

 

15h00 – Boas Vindas

15h10 – Arruada Orquestra Urbana da Trofa

15h20 - Grupo Cavaquinhos do Porto                                                   

15h40 –Passos de Dança                                       

15h50 - Grupo de Dança Cinco Cantos do Brasil                                                        

16h00 – Dança Tradicional Japonesa - Itsuyo Terumoto                                                       

16h10 - Associação Kalina - Canto e Dança Tradicional da Ucrânia             

16h40 – Momento de Fado – Ana Ferreira                                                      

16h50 – Porto com Salsa                                                                   

17h00 - Rancho Lavradeiras da Trofa                                                            

17h30 - Igreja Ortodoxa Russa (Canto e Dança)                                              

17h45 - Sabor Latino - Dança Latina                                                              

17h55 - Associação Pontos nos Is - Poesia do Mundo                                        

18h05 – Performances Sírias                                                               

18h10 – Momento de Fado – Ana Ferreira                

18h20 – Lanche partilhado – Comidas do mundo

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T