Atualidade
CONCURSO INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA WIKI LOVES EARTH PORTUGAL 2022
20 de Julho de 2022
0 comentários

EDIÇÃO DESTE ANO DECORRE ATÉ AO FINAL DO MÊS DE JULHO

 

A Wikimedia Portugal organiza em julho, juntamente com as suas congéneres de outros países mundiais, um concurso internacional de fotografia de espaços naturais protegidos e fauna e flora locais.

 

O objetivo é angariar fotografias de todo o património natural do mundo, sob uma licença livre, de modo a que fiquem acessíveis a todos no Wikimedia Commons e possam ilustrar os respetivos artigos enciclopédicos na Wikipédia. Este ano, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, o concurso tem como tema o impacto da ação humana no património natural, com a atribuição de um prémio especial global para a melhor foto mostrando o impacto das ações humanas no ambiente, no âmbito da campanha #Wiki4HumanRights.

 

Durante o mês de julho, fotógrafos amadores e profissionais são convidados a compartilhar fotografias de natureza com uma licença livre, de maneira a que fiquem acessíveis em todos os projetos Wikimedia e possam ilustrar artigos enciclopédicos na Wikipédia, assim como outros fins educativos.

 

Oceanos é uma nova categoria especial, para fotos de vida e habitats marinhos, em colaboração com o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental. Esta categoria terá um troféu especial para as melhores fotos alusivas ao tema.

 

O concurso decorre em duas fases distintas: numa primeira fase são selecionados e premiados os vencedores nacionais; numa segunda fase selecionam-se os vencedores por entre os melhores de cada país. Em Portugal serão premiados as três melhores fotos, havendo uma menção especial para a melhor foto de uma espécie da flora ou fauna portuguesa. Pede-se aos concorrentes para respeitarem o habitat natural quando forem tirar as fotos.

 

Os interessados devem submeter as fotos a concurso durante o mês de julho, podendo submeter quantas fotografias quiser, desde que respeitem as regras do concurso e do Wikimedia Commons. Todas as imagens devem ser propriedade dos participantes e devem ser licenciadas sob uma licença livre.  As fotos podem ter sido tiradas a qualquer momento, tanto no próprio mês de julho, ou em meses ou anos anteriores.

 

As imagens serão analisadas por um júri, em agosto, e os vencedores serão anunciados e contactados pela organização. Para mais informações sobre como participar e prémios, consulte o site https://wikilovesearth.wikimedia.pt/.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T