Municipio
CÂMARA DA TROFA ORGANIZA VISITA GUIADA ÀS OFICINAS DE ARTE SACRA
20 de Setembro de 2022
0 comentários

DIA 25 DE SETEMBRO, DAS 09H00 ÀS 12H30

Prosseguindo o sucesso das visitas já realizadas em abril e julho, a Câmara Municipal da Trofa organiza mais uma visita guiada às Oficinas de Arte Sacra de São Mamede do Coronado, no próximo dia 25 de setembro, das 9h30 às 12h30.

O Ponto de encontro será o Largo da Igreja Paroquial de São Mamede do Coronado. A participação é gratuita e os interessados devem efetivar a inscrição até dia 22 de setembro, através do e-mail: [email protected] ou contacto telefónico: 252 409 290.

De referir que há documentos que relatam a existência de santeiros no território de São Mamede do Coronado, desde, pelo menos, o século XIX.  Mas é a partir de 1920, que os Santeiros de São Mamede do Coronado ganham projeção, com a criação da Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima por José Ferreira Thedim. Desde essa data, este saber-fazer que nasceu nas oficinas de São Mamede, levou a imaginária religiosa destes artesãos herdeiros de uma técnica ancestral, aos quatro cantos do mundo. Hoje, a escultura de Nossa Senhora, que nasceu na oficina de Jose Ferrera Thedim, no Lugar de Fontes, continua a levar milhões de crentes ao Santuário de Fátima.

A Câmara Municipal da Trofa, reconhecendo a importância deste património cultural de excecional valor, tem definido, no âmbito das suas políticas culturais, um conjunto de estratégias para a sua salvaguarda e valorização. 

Além de estar a implementar, em articulação com o IEFP, um curso profissional de escultura e pintura de arte sacra que assegure o ensino do ofício, estuda, publica e expõe sobre o tema. Adquiriu e conserva os espólios da oficina de José Ferreira Thedim e da oficina de Avelino Moreira Vinhas para futura musealização e, em 2020, candidatou-se e venceu o programa televisivo das “7 Maravilhas da Cultura Popular” da RTP, projetando os Santeiros de São Mamede do Coronado para um patamar de grande visibilidade e reconhecimento público.

Neste momento, a Câmara Municipal da Trofa prepara o processo de candidatura da arte dos santeiros de são Mamede do coronado a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T