PALESTRA SOBRE SAÚDE MENTAL E SESSÃO DE YOGA E MINDFULNESS ACONTECEM NO FÓRUM TROFA XXI
A Câmara Municipal da Trofa assinala no dia 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental, no auditório do Fórum Trofa XXI, com várias atividades abertas a toda a população, entre as 16h30 e as 18h30.
Pretende a Câmara Municipal da Trofa consciencializar a população em geral sobre a temática da saúde mental, além de estimular a criação de novas políticas voltadas para o bem-estar físico e mental.
A Câmara Municipal da Trofa preparou um programa para o público em geral no Auditório do Fórum Trofa XXI, propondo uma conversa sobre o fenómeno do Burnout e ainda os desafios da parentalidade na atualidade, com Sara Barros, psicóloga do Centro Hospitalar Médio Ave. Segue-se uma sessão de yoga e mindfulness com a professora Kalyna Gohan,
A OMS – Organização Mundial da Saúde desenvolveu o conceito de saúde que amplia a visão sobre o que significa “estar saudável”, alertando e incidindo para a parte mental e não apenas a doença física. Defende a OMS que o lado mental não deve ser ignorado e torna-se essencial para atingir o estado ideal de saúde.
“Não comemoramos os dias mundiais apenas por comemorar, a temática da Saúde Mental é cada vez mais um tema presente na nossa sociedade, da qual enquanto Câmara Municipal, devemos alertar através do reforço de informação sobre questões associadas ao bem estar, na perspetiva da educação para a saúde, tendo em vista a adoção de comportamentos e atitudes informadas e conscientes.” revela Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa.
O Dia Mundial da Saúde Mental foi celebrado pela primeira vez, a 10 de outubro de 1992, por iniciativa do Secretário-Geral Adjunto Richard Hunter. Até 1994, o dia não tinha nenhum tema específico além da promoção geral da saúde mental e educação do público. O Dia Mundial da Saúde Mental é apoiado pela OMS por meio da consciencialização sobre questões de saúde mental, usando seus fortes relacionamentos com os ministérios da saúde e organizações da sociedade civil em todo o mundo. A OMS também apoia o desenvolvimento de material técnico e de comunicação.