Atualidade
TROFENSE MÁRIO MOURÃO HOMENAGEADO PELA CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA
23 de Novembro de 2022
0 comentários

ATRIBUÍDA A MEDALHA DE HONRA – GRAU OURO

 

Na sessão solene evocativa do 24º aniversário do Município da Trofa, a autarquia homenageou o trofense Mário Mourão, atual Secretário Geral da UGT – União Geral de Trabalhadores, no dia 19 de fevereiro, no auditório do Fórum Trofa XXI.

 

Mário Mourão, residente na Freguesia de S. Romão do Coronado, tem um currículo vastíssimo e com um percurso notável. Atualmente é Secretário Geral da UGT, eleito no XIV Congresso, a 24 de abril de 2022, tendo sido de 2013 a 2022, Vice-presidente da mesma instituição.

 

É igualmente membro da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS), do Conselho de Administração do IEFP, do Conselho de Administração do CEFOSAP e do Conselho Económico e Social (CES).

 

Em 2005, foi eleito Presidente da Direção do Sindicato dos Bancários do Norte (SBN), cargo que mantém até à presente data e cuja designação mudou em 2020 para SBN – Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal.

 

É também representante do SBN em várias organizações sindicais nacionais e internacionais, e foi um dos grandes impulsionadores e membro fundador da UNI-CPLP (rede de sindicatos das finanças no seio da UNI). Foi representante no Conselho Regional da CCDRN, de janeiro de 2013 a novembro de 2021.

 

Iniciou a atividade bancária em 1976, ingressando nos quadros do Banco Espírito Santo, e, em 1988, começou a dedicar-se ao Sindicalismo.

Em paralelo, foi deputado à Assembleia da República pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista, na X Legislatura, de outubro de 2009 a junho de 2011, integrando a Comissão de Defesa.

 

É ainda membro da Associação de Auditores de Defesa Nacional e tem artigos publicados na Revista de Defesa Nacional, designadamente versando matérias sobre a cooperação com os países de expressão portuguesa.

 

“Neste dia que assinalamos o nosso Feriado Municipal, não há política, não há partidos. Somos um só. Somos um concelho, uma identidade e neste dia homenageamos os nossos. Aquelas pessoas ou instituições que personificam o Orgulho Trofense”, salienta Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T