Municipio
MUNICÍPIO DA TROFA RECEBE DISTINÇÃO DE AMIGO DAS FAMÍLIAS
26 de Dezembro de 2022
0 comentários

TROFA É UM DOS SEIS MUNICÍPIOS DA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO A RECEBER A DISTINÇÃO

 

A Câmara Municipal da Trofa foi distinguida, pelo quarto ano consecutivo, na passada segunda-feira, 26 de dezembro, com a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).

 

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) anunciou os 95 municípios portugueses que ganharam as Bandeiras Verdes por investirem na construção de uma política integrada de apoio à família, com dados reportados a 2021.

 

A autarquia da Trofa voltou a receber a distinção após avaliação dos seus projetos sociais, como o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre, e participação social.

 

Na Área Metropolitana do Porto, para além da Trofa, apenas mais 5 concelhos receberem a distinção, Felgueiras, Lousada, Penafiel, Póvoa de Varzim e Santo Tirso.

 

“A Câmara Municipal sempre esteve e estará disponível para ajudar a Comunidade, a revalidação desta distinção demonstra o trabalho que temos desenvolvido nas nossas políticas de proximidade às famílias trofenses”, realça Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa.

 

O que fazem os municípios pelas famílias?

A 14ª edição do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis demonstra que, num tempo de especial exigência para as famílias, a gratuitidade é a tendência num crescente número de municípios e abrangendo mais áreas: alimentação, medicamentos e acesso à saúde, transportes e mobilidade, apoio aos tempos livres e às necessidades especiais, acesso ao desporto e à cultura.

 

Recorde-se que o OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral. É o único Observatório que avalia políticas locais com esta abrangência: cobertura territorial e áreas avaliadas.

 

A cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes que premeiam as Autarquias + Familiarmente Responsáveis está agendada para o dia 26 de janeiro, às 16h00, em Coimbra.


Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T