Municipio
ARRANCOU 1º CURSO PROFISSIONAL DE ESCULTURA E PINTURA DE ARTE SACRA DA TROFA
13 de Fevereiro de 2023
0 comentários

15 FORMANDOS ORIUNDOS DE TODO O PAÍS PARTICIPAM NA FORMAÇÃO

 

A Câmara Municipal da Trofa, Serviço de Formação do Porto e o Serviço de Emprego de Santo Tirso deram, hoje, 13 de fevereiro, o arranque oficial da primeira edição do curso de Escultura e Pintura de Arte Sacra.

 

Lecionado nas instalações da antiga escola de Feira Nova, em S. Mamede do Coronado, a primeira edição do curso conta com 15 alunos de vários pontos do país.

 

Renato Ribeiro, Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Trofa, destacou a importância do arranque do tão aguardado curso que promoverá e ajudará à eternização da arte dos santeiros – escultores e pintores, “Lembro-me de quando conheci os nossos mestres santeiros, o quão desacreditados estavam e viam a criação de um curso de arte sacra como uma miragem ou algo inatingível. Hoje podemos dizer, conseguimos!”.

 

O curso terá a particularidade de promover e preservar a arte dos santeiros que produzem imagens de vulto devocionais para locais de culto. Esta produção representa um importante legado específico e original para o património cultural trofense e nacional que, ao longo de décadas, se desenvolveu no Vale do Coronado, assumindo-se como um testemunho vivo de todo o saber que passou de mestres para aprendizes.

 

Pretende a Câmara Municipal da Trofa em parceira com as entidades formadoras incutir nos formandos as técnicas tradicionais de pintura e douramento de escultura em madeira e sensibilizar para as medidas de conservação preventiva nas imagens de vulto em madeira.

 

Recorde-se que os Santeiros de São Mamede foram reconhecidos como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa e encontra-se em curso o processo para iniciar o dossier de candidatura deste ofício a Património Imaterial da Humanidade.
Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T