Municipio
DESFILE DE CARNAVAL MAIS FAMILIAR DO PAÍS JUNTOU MILHARES DE PESSOAS NA TROFA
20 de Fevereiro de 2023
0 comentários

ZONA ENVOLVENTE À ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA TROFA ENCHEU COM DESFILE DE CARNAVAL

 

O Carnaval mais Familiar de Portugal organizado pela Câmara Municipal da Trofa em parceria com a FAP Trofa – Federação das Associações de Pais das Escolas do concelho da Trofa, lançou este ano, às mais de 1300 crianças das 16 escolas participantes, o desafio de trabalharem os Contos Infantis. Todas as escolas participantes receberam um cheque de 500 euros, medalhas para todos os meninos e material desportivo. Uma tarde cheia de cor, brilho e animação que juntou milhares de visitantes às ruas da Trofa.

 

No passado domingo, 19 de fevereiro, milhares de pessoas juntaram-se na zona envolvente à Estação Ferroviária da Trofa para assistir ao Desfile de Carnaval mais Familiar de Portugal, no total mais de 2500 pessoas participaram no evento, entre escolas, associações e foliões.

 

O tema deste ano foi dedicado aos Contos infantis, tema que mobilizou toda a comunidade escolar e associativa.

 

Os participantes foram avaliados pela originalidade, criatividade, indumentária, coreografia e carro alegórico, por um júri externo constituído por membros da CONFAP – Confederação Nacional de Associações de Pais, Mariana Carvalho, Presidente da CONFAP, Luís Fernandes, Secretário, Américo Rodrigues, Vogal e Magda Costa.

 

No final, a EB/JI de Bairros, revalidou o título, depois de vencer em 2020, com o tema Alibábá e os 40 ladrões…Lambões. Em segundo lugar ficou o “Rei Leão” da EB/JI de Paranho, o terceiro lugar foi para a EB/JI de Paradela com a recriação do “Principezinho”, a EB/JI de Lagoa com o conto infantil da Rapunzel ficou em quarto e a completar os prémios, a EB/JI de Feira Nova com o tema “Vaiana” ficou em quinto lugar.

 

Sem alcançar lugares premiados as restantes escolas apresentaram uma enorme criatividade e coreografias que dificultaram a decisão do júri. As crianças da EB/JI de Vila que recriaram o conto infantil Hansel and Gretel! Os meninos e meninas da EB/JI de Querelêdo trouxeram ao Desfile de Carnaval Trofa 2023 a magia da história do Peter Pan. A história “Os três porquinhos”, cheia de ensinamentos para o futuro, foi apresentada pela EB/JI de Portela. Os alunos e alunas da EB/JI de Giesta 1 escolheram a história dos 101 Dalmatas para participar no Carnaval Trofa 2023.  A EB/JI de Fonteleite recriou a história do Pinóquio para marcar presença no Carnaval mais Familiar de Portugal. “Alice no Pais das Maravilhas” foi a história que a EB/JI Estação trabalhou para trazer ao Carnaval 2023. De Paris para a Trofa, as meninas e meninos da EB/JI Cerro 2 trouxeram a aventura de Ratatouille ao Carnaval Trofa 2023. A EB/JI Cerro 1 trouxe a Branca de Neve e os 7 Anões e o mistério do espelho mágico para o Carnaval Trofa 2023. A EB/JI de Finzes recriou a história de “João e o Pé de Feijão”, e não faltou nenhum pormenor. As crianças da EB/JI de Esprela aproveitaram o Carnaval Trofa 2023 para recordar a história e os preceitos da Galinha dos Ovos de Ouro e a EB/JI de Cedões apresentou a história da Carochinha e do seu João Ratão.

 

Para além das escolas, a Escola de Samba de Trofa – Diamante abriu o desfile com muito samba, e as Escolas de Dança, Alva – Academia de Dança e MTV4Dance também marcaram presença. Musicalidade também não faltou com a participação da Orquestra Urbana da Trofa.

 

A sátira política e nacional não podia faltar e encerrou o Corso do Desfile com a participação dos foliões.

 

Galeria
Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T