Municipio
CONTAGEM DECRESCENTE PARA A SEMANA DA LEITURA DA TROFA 2023
02 de Março de 2023
0 comentários

CERIMÓNIA DE ABERTURA DECORRE A 6 DE MARÇO NO FÓRUM TROFA XXI

 

A Semana da Leitura da Trofa começa já no dia 6 de março, no Auditório do Fórum Trofa XXI, com a sessão de abertura, a decorrer pelas 10h00, com a participação do escritor Ivo Arantes.

 

Estimular o gosto e incentivar para hábitos de leitura são os objetivos da Semana da Leitura da Trofa, em cada edição, a Câmara Municipal da Trofa tem na abertura da Semana a presença de um escritor, professor de Educação Musical, Ivo Arantes dá aulas a crianças do jardim de infância até ao 2º ciclo, canta e dirige coros religiosos, em Vale de S. Martinho – Famalicão. Escreveu o livro “Os lendários Heróis do Ambiente”.

 

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO DA REDE DE BIBLIOTECA DA TROFA

Ainda na sessão de abertura será assinado o protocolo de Cooperação da Rede de Biblioteca da Trofa. Numa parceria tripartida entre a Câmara Municipal da Trofa e os Agrupamentos de escolas da Trofa e de Coronado e Castro, pretende-se com a assinatura do protocolo de cooperação potenciar o trabalho colaborativo desenvolvido pelo serviço de apoio às bibliotecas escolares da Trofa, rentabilizando recursos humanos, tecnológicos e informacionais e desenvolvendo ações cooperativas no intuito de elevar o nível educativo e cultural do Concelho da Trofa, em prol, sobretudo, do progresso dos níveis de literacia dos cidadãos.

 

Para além de promover a troca de experiências e a formação entre os seus membros, no âmbito da organização, gestão, animação e dinamização quer das bibliotecas escolares, quer da biblioteca Municipal Prof. Doutor António Cruz, com este protocolo pretende a autarquia Trofense criar e garantir a atualização do Portal Digital da Rede de Bibliotecas da Trofa e o catálogo bibliográfico concelhio e fomentar o empréstimo inter-bibliotecas e o desenvolvimento de políticas de aquisições concertadas que visem a otimização de recursos.

 

#TROFAALER2023

Direcionado para alunos, professores, pais e encarregados de educação, auxiliares e direções de todos os agrupamentos e escolas públicas do concelho, “Trofa a Ler 2023” pretende ser ainda mais abrangente com o envolvimento de toda a Comunidade Trofense.

 

No dia 7 de março, a Câmara Municipal da Trofa, lança o desafio “10 minutos a ler”, uma iniciativa aberta a toda a população, assim, pretende a autarquia a partilha de fotografias do momento nas redes sociais, com o hashtag #10minutostrofaler2023.

 

 

MERCADO DE LIVROS GRATUITO

De 6 a 11 de março, integrado na Semana da Leitura, acontece a 10ª edição do “Ler não custa nada, mesmo nada!”, mercado de livros gratuito na Casa da Cultura. Uma iniciativa que promove a partilha e troca de livros.

 

A Câmara Municipal da Trofa apelou a toda a comunidade para integrar esta iniciativa, para o efeito, bastou entregar, na Casa da Cultura, Bibliotecas Escolares do Concelho e na antiga estação da Trofa, livros e/ou revistas.

 

PROGRAMA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CORONADO E CASTRO

Integrado na Semana da Leitura, o Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro desenvolverá atividades várias atividades direcionadas para os alunos e para a comunidade, desde o “desafio de escrita - E se pegássemos na caneta?”, passando pelo “Projeto Escola a Ler: Tempo para ler e pensar”, “Doces leituras com pais e encarregados de educação”, “Leituras dramatizadas na biblioteca”, hora do conto “O Príncipe Nabo e Amor de Perdição” pela contadora de histórias Ana Esteves até à dramatização do conto infantil “Corre, corre, cabacinha” pelo grupo Sénior do Centro Comunitário Municipal da Trofa, que atuará no Polo do Coronado.

 

 

PROGRAMA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA TROFA

Por sua vez, o agrupamento de Escolas da Trofa organizará um conjunto de ações como “Leituras em família nas EB”, “Ler Especial”, “Hora do conto”, “Embaixadores da Leitura na EB2/3”, “Encontro com o escritor/ilustrador Pedro Leitão nas EB”, “Concurso de Leitura Expressiva na EB2/3” e a Votação "Miúdos a votos" - 1º e 2º ciclo.


Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T