CERTAME DECORRE ENTRE OS DIAS 3 E 5 DE MARÇO NO MERCADO FEIRA DA TROFA
Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e da Alimentação inaugurou, esta sexta-feira, 3 de março, a 75ª edição da Feira Anual da Trofa.
Considerado um dos maiores certames de Agropecuária do Norte do País, a Feira anual projeta o nome do concelho da Trofa a nível nacional. Um evento organizado pela Junta de Freguesia de Bougado, com o apoio da Câmara Municipal da Trofa, conta com um programa abrangente e recheado de atividades para toda a família, não defraudando o caráter de referência que assume no panorama regional e nacional.
A presença da Ministra da Agricultura na abertura da Feira reforça a importância que este certame tem vindo a consolidar como uma referência no panorama nacional.
Em representação da autarquia Trofense, António Azevedo, Vice-Presidente, reforçou a importância da Feira no panorama nacional, “é sem sombra de dúvida um grande momento para o sector agrícola, parabéns à Junta de Freguesia do Bougado pela organização deste evento”.
Por seu lado, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, parabenizou a organização pela excelência da Feira, “tenho de dar conta da dinâmica da atividade primária em todo o Norte do País em concreto aqui na Trofa”.
PROGRAMA EXTENSO E DIVERSIFICADO
A 75 edição da Feira anual conta com programa rico em atividades, após cerimónia de abertura seguiu-se o 13º Concurso de Preparadores e Manejadores da Raça Holstein Frísia. À tarde, pelas 15h00, teve lugar o Campeonato Nacional/Regional do Norte de Equitação de trabalho – Prova de ensino. A noite começa, às 22h30, com a Monumental Garraiada e em paralelo, pelas 22h00, Quim Barreiros anima a noite na tenda de espetáculos. A noite termina com atuação de DJ’s.
Durante todo o primeiro dia da Feira, as crianças das escolas do concelho da Trofa visitaram o certame.
O sábado, 4 de março, arranca, às 9h00, com a Prova de Maneabilidade do o Campeonato Nacional/Regional do Norte de Equitação de trabalho, às 9h30, haverá Concurso Pecuário da Raça Minhota e mais tarde, pelas 11h00, o concurso será direcionado para a Raça Arouquesa, terminando a manhã com a entrega dos prémios dos concursos de Raça Minhota e Arouquesa. Ao início da tarde, 14h00, arrancam os concursos de Modelos e Andamentos e 19º concurso de Raça Holstein Frísia, vertente de animais jovens, seguindo-se a concentração de concertinas e cantares ao desafio. A noite começa com a Hora dos Campeões e com o espetáculo equestre. Na tenda de espetáculos, a animação estará a cargo de Zé Amaro, terminando a noite com mais uma atuação de DJ’s.
No último dia da Feira Anual, dia 5 de março, 1ª Jornada do Campeonato Regional Norte em derby de Atrelagem arranca às 9h00, até ao final da manhã seguem-se o concurso de Raça Barrosã e nova concentração de concertinas e cantares ao desafio. Pelas 13h00, arranca a vertente de Animais adultos do 19º concurso de Raça Holstein Frísia. A Prova de velocidade do Campeonato Nacional/Regional do Norte de Equitação de trabalho começará pelas 14h30, seguindo-se às 16h00, as Cavalhadas, estando o encerramento da Feira anual prevista para as 20h00. A tenda de espetáculos recebe no domingo, o concerto da Banda de Música da Trofa pelas 10h00 e a partir das 15h00, arranca o Festival de Folclore com a participação dos Rancho Regional de Guifões, Matosinhos, Grupo Folclórico da universidade do Minho, Braga e do Rancho das Lavradeiras da Trofa.