Atualidade
PROGRAMA QUE ASSINALA 250 ANOS DA MORTE DE NICOLAU NASONI COM JOEL CLETO PASSA PELA TROFA
29 de Março de 2023
0 comentários

IGREJA PAROQUIAL DE SANTIAGO DE BOUGADO, CLASSIFICADA COMO IMÓVEL DE INTERESSE PÚBLICO EM 1984, INCLUÍDA NO ROTEIRO DE VISITAS

 

A Torre dos Clérigos apresenta um programa de homenagem ao “Arquitecto do Porto” com a iniciativa ‘O Porto de Nasoni com Joel Cleto’, um conjunto de passeios mensais aos fins-de-semana, que pretende assinalar os 250 anos do desaparecimento do seu arquiteto, Nicolau Nasoni e que também passam pelo Concelho da Trofa.

 

O historiador e arqueólogo Joel Cleto será o guia pela obra do ilustre arquiteto italiano neste conjunto de visitas em que serão convidadas figuras ligadas à obra e ao barroco, incluindo-se nos percursos monumentos da cidade do Porto, como a Sé e os próprios Clérigos, e também outros da região, designadamente na Trofa, onde se encontra a Igreja Paroquial de Santiago de Bougado, classificada como Imóvel de Interesse Público (I.I.P.) no ano de 1984.

 

A primeira visita está agendada para o dia 8 de abril e contempla um percurso em autocarro com visitas programadas para a Casa de Ramalde, a Quinta de S. Gens, Quinta dos Bispos, Casa do Corim, a Igreja de Santiago de Bougado na Trofa e a Quinta dos Cónegos.

 

Classificada como Imóvel de Interesse Público, a Igreja Matriz de Santiago de Bougado destaca-se no topo norte do Largo do Souto da Lagoa, foi inaugurada em 1762.

Na sua fachada, rematada por duas torres sineiras, observa-se um medalhão com a seguinte inscrição: «TODO ESTE TEMPLO/ MANDOV. FAZER POR SVA/ GRANDE PIEDADE O EX.MO SR D. DI/ OGO MARQUES MOVRATO. AB. E Q. FOI DE/ STA IG.RA E BISPO DE MIRANDA TEMPO EM/ Q ERA AB.DELLA THOMAS BARBOZA DE/ SOVZA VIEIRA ANNO DE 1754/ E FOI MANDADO REFORMAR PEL/ LA FRE.A E PELLO AB.E. DAM.MA/ GASPAR BARBOZA PIM.TA E SOL/ ANNO DE 1817». No interior destacam-se a boa qualidade dos altares de talha dourada em estilo rococó e o órgão ibérico do século XIX, construído pelo mestre organeiro Manuel de Sá Couto.

 

Todas as informações sobre o programa estão disponíveis na página oficial dos Clérigos, os interessados que pretendam se inscrever nos passeios podem contatar através do seguinte e-mail: [email protected]

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T