Atualidade
ANTIGA ESTAÇÃO DA TROFA (RE)INAUGURADA A 18 DE AGOSTO
23 de Agosto de 2018
0 comentários

 

 

A Câmara Municipal da Trofa inaugurou a18 de agosto, a obra de requalificação da Antiga Estação Ferroviária da Trofa, localizada na Alameda da Estação.

 

A inauguração teve a presença das Bandas de Música da Trofa e de Lousada e incluiu também a inauguração de uma exposição que retrata a história do caminho de férreo, no norte de Portugal e no Concelho da Trofa.

 

A Exposição “memória e Identidade da estação da Trofa”, começa em 1845, “data do Primeiro contrato para a construção de uma linha férrea em Portugal, apesar de não ter sido concretizado” e termina a 18 de agosto de 2018, data em que o “edifício da Antiga Estação Ferroviária da Trofa é transformado num espaço cultural e devolvido à comunidade Trofense”, passando pelos vários momentos marcantes para a história, industrial, comercial e social do atual Concelho da Trofa.

 

Esta empreitada englobou a recuperação do edifício antiga estação ferroviária, o armazém com o respetivo cais de embarque e grua, a antiga casa do chefe da estação e o WC.

 

Estas obras tiveram o apoio de fundos comunitários, e representam um investimento de mais de 620 mil euros.

 

Esta operação consistiu, desta forma, na reabilitação das instalações onde anteriormente funcionou a Estação Ferroviária da Trofa, inaugurada em 1875 e desativada em 2010, com a entrada em funcionamento da nova Estação Ferroviária e da variante construída, para retirar o comboio do centro da cidade.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T