Municipio
CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA INAUGURA REQUALIFICAÇÃO DOS ACESSOS AO CASTRO DE ALVARELHOS A 16 DE SETEMBRO
04 de Setembro de 2023
0 comentários

CERIMÓNIA LANÇA LIVRO SOBRE NOVOS ACHADOS ARQUEOLÓGICOS E INCLUI VISITA GUIADA AO CASTRO DE ALVARELHOS

 

A Câmara Municipal da Trofa inaugura, a 16 de setembro, a intervenção efetuada de requalificação dos acessos ao Castro de Alvarelhos e promoção do estudo daquela estação arqueológica. O momento permitirá também apresentar o Livro/Monografia do Projeto CAESAR, assim como a obra “Fundos Europeus Estruturais e de investimento na Trofa – Alavancas do Futuro 2014-2022”.

 

Monumento Nacional desde 1910, o Castro de Alvarelhos é uma estação arqueológica localizada no extremo do concelho da Trofa, na zona de convergência com os concelhos de Vila do Conde e da Maia, estando o seu núcleo principal no lugar de Aidos.

 

Ciente da importância do Castro de Alvarelhos para o concelho, tornando-o um dos pontos de interesse turístico, a Câmara Municipal da Trofa iniciou, em 2020, um programa de “Promoção, Valorização e Beneficiação da Estação Arqueológica - Castro de Alvarelhos”.

 

Este Programa integrou diferentes iniciativas, desde logo a realização de sondagens prévias para diagnóstico da sensibilidade arqueológica do subsolo (1.1); o plano de requalificação dos acessos e percurso do Castro de Alvarelhos (1.2) e, por fim, o Projeto Castro de Alvarelhos (Trofa), Estudo científico do registo arqueológico (CAESAR) (1.3), que promove o estudo da comunidade que, em época pré-romana e romana, habitou este local.

 

Recorde-se que as escavações e os estudos arqueológicos ao Castro de Alvarelhos regressaram ao Castro em abril de 2020, depois da candidatura “Promoção, Valorização e Beneficiação do Castro de Alvarelhos”, que foi submetida pela Câmara Municipal da Trofa ao Programa Norte 2020, ter sido aprovada, com um investimento elegível de quase 438 mil euros, comparticipado em 85%, sendo que esta obra apresenta os novos achados e o aprofundamento do estudo desta Estação Arqueológica, considerada já uma das mais interessantes e mais ricas da Península Ibérica.

 

O trabalho final do estudo científico será apresentado em livro em versão Monografia, integrado na cerimónia de inauguração da requalificação dos acessos ao Castro de Alvarelhos, no salão nobre da Junta de Freguesia de Alvarelhos.

 

A cerimónia de apresentação das conclusões deste projeto decorrerá na Freguesia de Alvarelhos, integrando também uma visita guiada ao Castro de Alvarelhos.

 

PROGRAMA

JUNTA DE FREGUESIA DE ALVARELHOS E GUIDÕES – POLO DE ALVARELHOS

 

10h00: Abertura da sessão e apresentação do Livro Fundos Comunitários

10h30: Apresentação da monografia do Projeto CAESAR

11h00: Saída da Junta de Freguesia em direção à entrada do Castro por Guilhabreu em autocarro do Municipio 

Visita comentada às mais recentes escavações 

12h30: Regresso à Junta de Freguesia em autocarro do Município

 

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T