Municipio
TROFA INVESTE 8 MILHÕES DE EUROS NA EDUCAÇÃO
18 de Setembro de 2023
0 comentários

NOVO ANO ESCOLAR ARRANCA COM APOSTA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

A Câmara Municipal da Trofa vai investir perto de 8 milhões de euros em Educação no ano letivo que agora começa. O Plano de Ação de Educação Especial - Trofa + Inclusiva é uma das grandes bandeiras do executivo, que pretende assim dar respostas eficazes a públicos que requerem uma abordagem diferenciada e inclusiva, no sentido de garantir a igualdade de oportunidades para todas as crianças, jovens e famílias do concelho. Nesse sentido, o município liderado por Sérgio Humberto vai criar e dinamizar duas Salas de Estimulação Sensorial (snoezelen), uma em cada agrupamento escolar.

 

Para o Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto, “a Trofa está empenhada na construção de um projeto educativo municipal que promova o sucesso educativo e o desenvolvimento do Concelho, assente no pilar da educação, por isso, a Autarquia tem assumido cada vez mais responsabilidades nesta área. O processo de transferência de competências trouxe mais responsabilidades, mais trabalho, mas também novos desafios e possibilidades para apoiar quem mais precisa, com investimentos inovadores como as Salas do Futuro, as Salas de Estimulação Sensorial (snoezelen), a inclusão social ou o reforço alimentar”.

 

LANCHES ESCOLARES DA MANHÃ GRATUITOS

Outra das medidas a implementar durante este ano letivo que agora começa, é o fornecimento de lanches escolares da manhã gratuitos a todos os alunos do ensino pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Esta iniciativa será complementada com o fornecimento de fruta e leite escolares, cujos encargos já são assumidos pela Autarquia.

Importa assinalar que, nos dias de hoje, ainda há crianças que vão para escola sem comer, devido a dificuldades financeiras dos pais. A medida é também uma forma de contribuir para uma alimentação mais saudável dos mais novos. A distribuição dos lanches escolares da manhã para o ano letivo 2023/2024 beneficiará um total estimado de 1837 alunos.

 

INVESTIMENTOS NA TROFA

Renovação de todo o mobiliário escolar das salas de aula do ensino pré-escolar e do

1º Ciclo do Ensino Básico, com investimento de 100 mil euros.

Criação de 6 Salas de Futuro dotadas com materiais/equipamentos com tecnologia inovadora adequada aos níveis de ensino de cada estabelecimento de ensino.

7 milhões de euros para requalificação, beneficiação e valorização energética da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro

300 mil euros investidos em parques infantis no concelho da Trofa, metade dos quais situados em escolas.

 

Outros números:

Número total de alunos na Escola Pública – 4052 (educação pré-escolar ao ensino secundário)

Número total de docentes – 407

Número total de funcionários – 229 (assistentes técnicos + assistentes profissionais

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T