Municipio
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR É PRIORIDADE NA TROFA
29 de Setembro de 2023
0 comentários

NOVO ANO LETIVO TRAZ AUMENTO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE SE DESTINAM À COMUNIDADE ESCOLAR E AO PÚBLICO EM GERAL


Destinado à Comunidade Escolar e a toda a população Trofense, a Câmara Municipal da Trofa desenvolve, ao longo de cada ano letivo, um plano de atividades e ações dedicadas à Educação Ambiental. Consciente da temática ambiental, a Autarquia Trofense aumentou as atividades para este ano letivo que agora se iniciou.

 

Alertar, educar e fomentar para a criação de hábitos de sustentabilidade e comportamentos que minimizem o efeito da poluição, são os objetivos da Câmara Municipal da Trofa com o seu Plano de Educação Ambiental.

 

Repetindo a divisão do Plano de Atividades de Educação Ambiental em sete temas: Programas, Ar, Ruído e Mobilidade, Água, Resíduos, Biodiversidade, Energia e Eventos Temáticos, o reforço e aumento de iniciativas e alargamento dos público-alvo são as principais novidades para a plano de 2023/2024, numa clara aposta da Autarquia Trofense na sustentabilidade.

 

Ao longo do ano letivo serão realizados dois programas para todos os estabelecimentos de ensino, o Programa Eco-Escolas, com o objetivo de encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas e A Natureza é a Melhor Sala de Aula”, um programa desenvolvido em parceria com o Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), estimulando a utilização da Natureza (a floresta, a mata, o parque ou o espaço verde da escola) como um espaço privilegiado de ensino-aprendizagem.

 

Ar, Ruído e Mobilidade são as áreas abordadas no segundo tema do Plano direcionado para todos os alunos do 1º ciclo. Ciente da importância de envolver a comunidade e o sistema educacional na formação das crianças e jovens para serem cidadãos mais informados, mais conscientes e mais responsáveis, a Câmara Municipal da Trofa pretende realizar ações de sensibilização através de um vídeo captado em 360º, e com recurso a óculos de realidade virtual.

 

No terceiro tema, Água, em parceria com as Águas do Norte a Câmara Municipal da Trofa dinamiza para os alunos do 4º ano, “Planeta H2O”, com o objetivo de sensibilizar, responsabilizar e educar para o valor da água. Já o “Laboratório H20” é uma atividade direcionada para os alunos do 5º ano, com recurso ao microscópio, os alunos irão descobrir os micro seres que habitam na água. Para os alunos do 8º ano, a “Fábrica H2O” é uma visita virtual sobre a sustentabilidade ambiental, a economia circular, as alterações climáticas. Para todo o ensino secundário e para as IPSS’s do Concelho da Trofa, serão promovidas visitas a uma ETA – Estação de Tratamento de Água ou a uma ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais.

 

Em parceria com a Indaqua, o Projeto educativo “Água Segura” assenta em 3 vertentes, aulas teóricas, prática e um concurso de desenho “Os Ciclos Natural e Urbano da Água”, para os alunos do 4º ano. Para os alunos do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, serão ministradas palestras sobre “Uso sustentável da água”, inseridos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Fomentar o gosto pela escrita e pela leitura aos alunos do 3º e 4º ano, inserido na comemoração do Dia Mundial da Água será lançado um concurso de poesia original e criativa “Fala de Água com Amor” é o tema do concurso que terá a particularidade de conter as palavras “Água” e “Trofa” no poema de cada aluno concorrente.

 

O tema Resíduos, abrange duas atividades para os alunos do pré-escolar, “Oficina Papel Reciclado”, “Reciclar é Ganhar”, pretendem ensinar os alunos a racionar o uso do papel e consequente preservação da floresta e educar para a separação dos resíduos urbanos.

Destinadas às EB1 e JI, às EB2/3 e às Escolas Secundárias, o Programa “Ecovalor” consiste em ações de sensibilização para a consciencialização ambiental e para a problemática dos resíduos.

 

Em colaboração com a empresa Resinorte, os alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário terão a oportunidade de visitar a Estação de Triagem Riba D’Ave.

Ainda dentro do tema dedicado aos Resíduos, a Resinorte lançará 9 concursos, um aberto a toda a Comunidade Escolar, “um eletrodoméstico que já não utiliza, pode dar-lhe o que precisa”, três concursos para alunos do pré-escolar e 1º ciclo, “Separa e ganha – ecoponto azul e amarelo”, “uma bruxinha no ar que te ensina a reciclar” e “no dia do amor, faz algo inspirador”, sempre com o objetivo de educar e sensibilizar os mais novos para a temática relacionada com os resíduos. Para o 2º e 3º ciclo do ensino básico, estão também previstos três concursos “neste Natal, farei um presente especial”, “em janeiro, sou grato pelo que tenho” e “o planeta Terra é a minha segunda casa!”. Já para o ensino secundário em profissional, a Resinorte e a Câmara Municipal lançam dois concursos “a reciclagem é uma grande vantagem!”  e “a Resinorte vista por fora!”.

 

O quinto tema é direcionado para a Biodiversidade com o atelier de Caixa de Ninhos que os alunos do Pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico irão pintar e colocá-los no Parque das Azenhas e outros locais à espera de “novos habitantes”.

 

Ligado à Energia, o sexto tema consiste na visualização de um filme “Energia vs. Sustentabilidade” sobre desperdício de energia e alteração de comportamento para atitudes sustentáveis para todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico.

 

O último tema do extenso plano de atividade de Educação Ambiental da Câmara Municipal da Trofa está relacionado com eventos temáticos relacionados com o ambiente como o Dia Nacional da Energia “À Velocidade do Sol”, Dia Mundial do Ambiente e da Criança e o 4º Fórum do Ambiente. Para além dos eventos temáticos, será desenvolvido para os alunos do Pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico a atividade Árvore dos desejos “Se eu vivesse no Parque das Azenhas…”.

 

 

Recorde-se que o Plano de Atividades de Educação Ambiental do ano letivo 2022/2023 juntou 6.220 participantes em 345 iniciativas.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T