Atualidade
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA TROFA ILUMINA-SE DE ROXO PARA A CONSCIENCIALIZAÇÃO DA PATOLOGIA MASTOCITÁRIA
19 de Outubro de 2023
0 comentários

Iluminação decorre a 20 de outubro, entre as 20h00 e as 20h30

 

A Autarquia Trofense vai iluminar de roxo, no próximo dia 20 de outubro, a Antiga Estação Ferroviária da Trofa. Este momento tem como objetivo assinalar o Dia Internacional para a Consciencialização da Patologia Mastocitária.

 

A 20 de outubro, assinala-se o Dia Internacional para a Consciencialização da Patologia Mastocitária, e como tal, a Câmara Municipal da Trofa decidiu juntar-se a esta causa e vai iluminar o Edifício da Antiga Estação Ferroviária da Trofa, da cor roxa. A cor roxa foi a escolhida para estar associada a esta causa por representar a cor do corante que os investigadores usam nas suas lâminas. A iluminação vai decorrer entre as 20h00 e as 20h30.

As mastocitoses são um grupo de doenças raras, que resultam da acumulação de mastócitos, células do sistema imunitário, que quando são ativadas libertam medidores inflamatórios que podem originar sinais e sintomas que vão desde a simples comichão na pele, até ao choque anafilático. Para além de rara, está doença é também pouco conhecida e acaba por se confundir com um cancro.

Em Portugal, a representar as pessoas com doenças mastocitárias, foi fundada, em 2022, a APORMAST- Associação Portuguesa de Doentes com Mastocitose e Doenças Mastocitárias.

Fundada um grupo de pessoas e familiares de pessoas com mastocitoses, a APORMAST tem como objetivos apoiar e contribuir para a melhoria global da saúde e qualidade de vida dos doentes, consciencializar profissionais de saúde para estas doenças, melhorar a acessibilidade à medicação, que é extremamente cara, organizar eventos de caráter formativo e promover encontros de doentes e cuidadores.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T