Municipio
TROFA COMEMORA OS 25 ANOS QUE MUDARAM A HISTÓRIA DO CONCELHO A 19 DE NOVEMBRO
13 de Novembro de 2023
0 comentários

CERIMÓNIAS CONTAM COM A PRESENÇA DA MINISTRA DA COESÃO TERRITORIAL, ANA ABRUNHOSA E DO CONSELHEIRO DE ESTADO, LUIS MARQUES MENDES


COMEMORAÇÕES EVOCAM O MOMENTO DA VOTAÇÃO EM ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA DA CRIAÇÃO DO CONCELHO EM 1998


DOCUMENTÁRIO TROFA 25 ANOS E LIVRO TROFA 25 ANOS MARCAM PROGRAMA

 

A Câmara Municipal da Trofa está a comemorar os 25 anos de criação do Concelho da Trofa, que terão como ponto alto a Sessão Solene Comemorativa a 19 de novembro, pelas 10h30, num espaço criado para efeito, nos Parques Nossa Senhora das Dores, em frente aos Paços do Concelho, com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e do Conselheiro de Estado, Luis Marques Mendes.

 

Estas comemorações serão simples, mas imbuídas de grande significado pois representam também, o reconhecimento da Trofa e dos Trofenses a alguns daqueles que ao longo destes 25 anos têm contribuído para o desenvolvimento do Concelho.

 

Para o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto “esta festa das bodas de prata do Concelho está a ser preparada para ser memorável e inesquecível, assim como participada por todos os Trofenses”.

 

O programa comemorativo dos 25 anos inclui a consolidação de alguns marcos da identidade Trofense, além da merecida homenagem a Luis Marques Mendes, considerado o “Pai da Trofa” pelas diligências e negociações que protagonizou em 1998, na Assembleia da República, junto dos vários grupos parlamentares.

 

Por serem um marco importante, na história do jovem Concelho da Trofa, as comemorações decorrem desde 28 de julho deste ano, e tiveram como 1º momento de destaque a inauguração da Praça do Município, com projeto do Arquiteto José Carlos Portugal, que criou uma nova envolvência aos Paços do Concelho, inaugurados a 5 de novembro de 2022.

 

Seguiu-se, a 16 de setembro, o 2º momento destas comemorações, o lançamento da Monografia do Castro de Alvarelhos, da autoria dos Professores Doutores Rui Morais, Rui Centeno e Daniela Ferreira, da Faculdade de Letras de da Universidade do Porto, que representa mais um documento histórico importante para o estudo e memória de uma das Citânias mais significativas da Península Ibérica.

 

Já a 29 de outubro, ainda no âmbito destas Comemorações foi assinado com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, nos Paços do Concelho da Trofa, um protocolo de cooperação para a constituição de um agrupamento de entidades adjudicantes – “Ponte Pênsil sobre o Rio Ave, para a promoção da mobilidade sustentável”. Trata-se da reconstrução inédita de um monumento que foi destruído em 1935.  Inaugurada em 1858, a Ponte Pênsil da Trofa, atravessava o Rio Ave, cuja construção foi da responsabilidade da Companhia de Viação do Minho.

 

Chegados a novembro, a 14 de novembro e a 16 de novembro, as sessões programadas são dedicadas aos mais novos e à educação, com o regresso da ação “Os Autarcas vão à Escola”, que este ano se realiza na Básica de Castro, no Agrupamento de Escolas Coronado e Castro e na Escola Básica de Finzes, no Agrupamento de Escolas da Trofa. Já a 16 de novembro, pelas 18h00, será tempo de organizar a Cerimónia de Entrega de Prémios de Mérito Escolar, no Fórum Trofa XXI, momento que prémio o bom trabalho e os bons resultados dos melhores alunos das escolas locais.

 

As comemorações dos 25 anos da Trofa vão incluir o lançamento do Livro “Trofa 25 Anos - Memórias Administrativas”, da autoria de um grupo de historiadores convidados, que reuniu informação e produziu documentos inéditos sobre as memórias relativas à administração do território.

 

Em paralelo, a 17 de novembro, pelas 21h00, nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, numa estrutura montada para o efeito, na Cerimónia Pública de Reconhecimento e Agradecimento à Comunidade Trofense, será apresentado o Documentário Trofa 25 anos, com testemunhos de Trofenses que viveram o antes e o depois de 19 de novembro de 1998.

 

Nesta noite, o movimento associativo local e as entidades ligadas à educação serão agraciadas com um Medalhão alusivo ao 25º Aniversário do Município da Trofa, num momento que representará a gratidão que a Trofa dedica a todas as forças vivas da comunidade.

 

Para a mesma data, está programado um Concerto de Rui Massena, pianista, maestro e compositor, que ao piano vai encher de emoção a Cerimónia Pública de Reconhecimento e Agradecimento à Comunidade Trofense, pelas 21h00, nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, numa estrutura montada para o efeito.

 

A Sessão Solene Comemorativa do 25º Aniversário do Municipio da Trofa, marcada para as 10h30, de domingo, 19 de novembro, nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, numa estrutura montada para o efeito, vai ser o ponto alto das festividades, homenageando e distinguindo as IPSS’s do Concelho, que no terreno trabalham em prol daqueles que mais precisam, de Sérgio Silva, empresário e Empreendedor do Ano em Portugal, e ainda da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e do Conselheiro de Estado, Luís Marques Mendes.

 

Na mesma cerimónia, será apresentada ao público a Serigrafia que a Câmara Municipal da Trofa encomendou ao artista plástico e designer Trofense, Júlio Torcato, que simboliza a alma do povo da Trofa, intitulada Blue Soul.

 

O feriado Municipal da Trofa encerra com a recriação da Tradicional Vitela Assada, que recorda a festa espontânea que se realizou na Trofa à chegada dos 10 000 Trofenses, que se deslocaram a Lisboa a 19 de novembro de 1998, para assistir à Votação na Assembleia da República da criação do Concelho da Trofa. Nesse dia, foi disponibilizada uma vitela para assar em pleno Parque Nossa Senhora das Dores para comemorar “a conquista do Concelho”. A Câmara Municipal da Trofa “adotou” essa tradição, e desde 1999 que é recriada, ano após ano, numa festa popular aberta à participação de todos.

 

 

PROGRAMA TROFA 25 ANOS

 

14 de novembro

OS AUTARCAS VÃAO À ESCOLA

10h30 - Os Autarcas vão à Escola Básica de Castro

Agrupamento de Escolas Coronado e Castro

15h00 - Os Autarcas vão à Escola Básica de Finzes

Agrupamento de Escolas da Trofa

 

16 de novembro – 18h00

CERIMÓNIA ENTREGA DE PRÉMIOS DE MÉRITO ESCOLAR

Trofa 25 Anos

Fórum Trofa XXI

 

17 de novembro – 21h00

CERIMÓNIA DE RECONHECIMENTO À COMUNIDADE TROFENSE

Documentário Trofa 25 Anos

Concerto de Rui Massena

Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Caneiro (estrutura montada para o efeito)

 

17, 18 e 19 de novembro

ILUMINAÇÃO ESTRUTURAL DO EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO

 

19 de novembro – 10h30

SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO 25º ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO DA TROFA

Presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa

Presença do Conselheiro de Estado Luís Marques Mendes

Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Caneiro (estrutura montada para o efeito)

 

19 de novembro – 18h00

RECRIAÇÃO DA TRADICIONAL VITELA ASSADA

Música popular ao vivo

Alameda da Estação

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T