Municipio
CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA ANUNCIA OS VENCEDORES DO CONCURSO LUSÓFONO DA TROFA 2023
06 de Dezembro de 2023
0 comentários

CERIMÓNIA ACONTECE NA CASA DA CULTURA DA TROFA A 9 DE DEZEMBRO, PELAS 16H00 PARA LANÇAR NOVOS ESCRITORES E ILUSTRADORES

 

Integrado nas comemorações do 25º aniversário, a Câmara Municipal da Trofa anuncia, este sábado, 9 de dezembro, na Casa da Cultura da Trofa, os vencedores do Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2023, a partir das 16h00.

 

Com o objetivo de fomentar a escrita criativa, valorizar a expressão literária, criar hábitos de leitura e escrita, promover os autores de língua oficial portuguesa e a ilustração na literatura infantil, o concurso tem o apoio Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e ao longo das edições mais de 6.500 autores e ilustradores de 9 países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa participaram no concurso.

 

A edição deste ano contou com a participação de 354 contos, 221 de Portugal, 114 do Brasil, 6 de Cabo Verde, 6 de Moçambique, 6 de São Tomé e Príncipe e 1 de Timor. Em relação às ilustrações, foram recebidas 45 no total, 33 de Portugal, 11 do Brasil e 1 de Cabo Verde.

 

Para além da divulgação dos vencedores na categoria de conto infantil e prémio ilustração, será apresentado o livro vencedor do Concurso Lusófono da Trofa - Prémio Matilde Rosa Araújo 2022, “Boa noite, Olá”, de Raro de Oliveira e ilustração de Filipa Beleza. O autor do melhor conto receberá 2.500 euros e a Melhor Ilustração terá um prémio de 2.500 euros.

 

 

O júri do Prémio Matilde Rosa Araujo é constituído por Filipa Soares, Coordenadora do CEPE Espanha e Andorra (Coordenação de Ensino de Português no Estrangeiro) do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, Inês Fonseca Santos, jornalista e escritora, especialista do Plano Nacional de Leitura e guionista de espetáculos para a infância, Adélia Carvalho, Licenciada em Educação de Infância, é escritora e fundadora da livraria Papa-Livros e da editora Tcharan e Artur Costa, Chefe da Divisão da Cultura, Turismo, Desporto e Juventude da CM Trofa.

 

Já no Prémio Ilustração, o júri é composto por André Letria, ilustrador, vencedor de vários prémios e autor de diversos livros, realizador de filmes de animação e fundador da editora  Pato Lógico, que se dedicada  à edição de livros infantis, Marta Madureira,  Ilustradora especialista na área infantil e designer de comunicação e professora no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e sócia e fundadora da editora Tcharan, Adélia Carvalho, Licenciada em Educação de Infância, escritora e fundadora da livraria Papa-Livros e da editora Tcharan e Artur Costa, Chefe da Divisão da Cultura, Turismo, Desporto e Juventude da CM Trofa.

 

Para abrilhantar toda a cerimónia, a Orquestra de Ritmos Ligeiros será responsável pelos momentos musicais da Cerimónia.


Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T