Atualidade
CULTURA ESPANHOLA E A EB1/JI DE BAIRROS FORAM OS GRANDES VENCEDORES DO DESFILE DE CARNAVAL DA TROFA
19 de Fevereiro de 2024
0 comentários

AVENIDA 19 DE NOVEMBRO FOI INVADIDA POR VÁRIOS POVOS E CIVILIZAÇÕES NA EDIÇÃO 2024


“Povos e Civilizações” foi o desafio lançado às escolas do Concelho para interpretarem no Desfile de Carnaval da Trofa 2024. O desfile decorreu 18 de fevereiro, e contou com a participação de milhares de crianças. A EB1/JI de Bairros tornou-se tricampeã com o tema Espanha.

 

Organizado pela Câmara Municipal da Trofa e pela FAP Trofa, o Carnaval da Trofa 2024 decorreu a 18 de fevereiro, e teve como tema de destaque “Povos e Civilizações”. Foi num ambiente de alegria, animação e diversão que as 16 escolas participantes desfilaram pela Avenida 19 de Novembro, ao longo da tarde de domingo.

Externo ao concelho, o júri foi constituído Gaspar Lopes, Rosária Ramos, Mariana Carvalho e Magda Costa. O júri avaliou a criatividade/originalidade, a indumentária, a coreografia e o carro alegórico de cada um dos grupos.

 

A Escola Básica de Bairros foi a grande vencedora do desfile, trazendo a temática da cultura espanhola ao Carnaval. Por sua vez, a Escola Básica de Estação alcançou o segundo lugar, com o tema do “povo Maori”, seguida da Escola Básica de Cerro 2, com a temática do povo esquimó. Em quarto lugar ficou a Escola Básica de Vila tendo como tema a Índia. A Escola Básica de Feira Nova alcançou o 5º lugar, com o tema Indonésia.

 

Mesmo não classificadas, as restantes escolas do concelho não deixaram de primar pela criatividade. A EB1/JI de Paranho trouxe a cultura oriental e a China para o Desfile de Carnaval da Trofa. A EB1/JI de Paradela apresentou a civilização Asteca numa viagem até ao Continente Americano. A EB1/JI de Lagoa trouxe a cultura do Brasil e o “português com açúcar” dos reis do futebol, do samba e do Carnaval. A EB1/JI de Finzes apresentou a Grécia Antiga e todo o conhecimento desenvolvido nessa época. A EB1/JI de Esprela proporcionou a descoberta da cultura Romana. Os meninos e meninas da EB1/JI de Cedões, deram a conhecer o Japão e a cultura nipónica numa viagem até ao país do sol nascente. Os Egípcios também não faltaram ao Desfile de Carnaval 2024 pela EB1/JI de Querelêdo. Em mais uma viagem pelos povos e civilizações, a EB1/JI de Portela levou todos os presentes até ao México. Já os meninos e meninas da EB/JI de Giesta 1 escolheram os índios como tema a interpretar. A EB1/JI de Fonteleite trouxe os Vikings para o corso de Carnaval e a EB1/JI de Cerro 1 trouxe o Nepal até à Trofa.

 

Incentivando a participação de todas as escolas, a Autarquia Trofense atribuiu a cada uma 500 euros, assim como a entrega de medalhas para todos os meninos e material desportivo.

 

Para além das escolas, a Escola de Samba – Coreto D’Alameda abriu o desfile com muito samba, e as Escolas de Dança, Passos de Dança, Alva – Academia de Dança e MTV4Dance também marcaram presença. Musicalidade também não faltou com a participação do projeto multifacetado Orquestra Urbana da Trofa, Associação Sons do Estaminé e Escola de Música Head Phone.

 

A encerrar o corso do Desfile estiveram os foliões que não deixaram de trazer muito animação, diversão e a habitual sátira política. 

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T