Municipio
CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA E AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE VISITAM OBRAS DE RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO AVE
04 de Abril de 2024
0 comentários

INVESTIMENTO DE 1 MILHÃO DE EUROS PARA REQUALIFICAÇÃO DO RIO AVE

 

A Câmara Municipal da Trofa e a APA – Agência Portuguesa do Ambiente realizaram, a 3 de abril, uma visita aos vários pontos de intervenção e requalificação da Bacia Hidrográfica do Ave.

 

Orçada em 1 milhão de euros, a requalificação do Rio Ave permite concretizar um conjunto de intervenções de limpeza e consolidação de uma parte substancial da rede hidrográfica do rio Ave.

 

A empreitada contempla a limpeza, desobstrução, desassoreamento dos rios e ribeiras dos afluentes do rio Ave, no Concelho, bem como a preservação e reposição da galeria ripícola, contemplando 9 linhas de água; a estabilização das margens e beneficiação de habitat para espécies ribeirinhas em domínio hídrico; a reabilitação de três infraestruturas hidráulicas degradadas no rio, correspondendo a construções já existentes no meio hidrográfico, com tradição na gestão do recurso hídrico, no controlo dos níveis dos planos de água, na contenção das margens e gestão do regime hidrográfico e o reforço dos sistemas de monitorização da qualidade da água.

 

Durante a visita, as duas entidades congratularam-se com o ritmo das obras as intervenções que permitem potenciar a beleza das margens do Rio Ave e de alguns dos seus afluentes.

 

Financiada pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) esta obra representa um investimento elegível de 1.045.339,90€.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T