Estágios decorreram no âmbito do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL)
Durante os anos de 2020 e 2022, foram mais de 40 os estágios que a Autarquia Trofense recebeu nas suas instalações, com o objetivo de promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral.
Com o Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL), a Câmara Municipal da Trofa acolheu 46 estágios distribuídos pelos níveis 4 (curso tecnológico de nível secundário), níveis 5 (curso técnico superior profissional) e nível 6 (licenciatura ou mestrado integrado).
Com o objetivo de promover a integração de jovens no mercado de trabalho, este programa teve como objetivos estratégicos a promoção de novas formações e competências profissionais, que potenciem a modernização e a eficácia dos serviços públicos, como também a garantia do início de um processo de aquisição de experiência profissional em contacto e aprendizagem com as regras, as boas práticas e o sentido de serviço público. Permitiu também que o contacto dos jovens, nomeadamente os que não trabalham, não estuda, nem se encontram em formação, com outros trabalhadores e atividades, evitando o risco do seu isolamento, desmotivação, marginalização e contribuindo para a melhoria do seu perfil e competências de empregabilidade.
De salientar que o PEPAL – Programa de Estágios Profissionais na Administração Local, teve um investimento total de 360.920,40€, apoiado pela União Europeia em 306.782.34€.