CAMPANHA REFORÇA A APOSTA DA
AUTARQUIA NA SENSIBILIZAÇÃO PARA O USO DE MEIOS ALTERNATIVOS AO AUTOMÓVEL, COMO
A BICICLETA OU OS TRANSPORTES PÚBLICOS
Inserida na Semana Europeia da
Mobilidade, a Câmara Municipal da Trofa promove uma campanha de sensibilização
para o uso de meios alternativos ao automóvel, como a bicicleta ou os
transportes públicos e promoção dos corredores pedonais de cicláveis do
Concelho.
Atualmente, a Autarquia Trofense
tem ao dispor da população três corredores pedonais e cicláveis com o claro
objetivo de promover a bicicleta como meio de transporte, passível de vir a
garantir uma percentagem apreciável da repartição modal, ou seja, a criação de
uma nova infraestrutura de transporte com identidade própria, vai completar uma
vasta rede ciclável existente e em construção, na Trofa.
A Ciclovia
do Coronado, com uma extensão de 2,5 km, ligando as freguesias de São
Mamede e São Romão do Coronado.
Percorrendo a área central da
cidade, a Ciclovia Norte com uma extensão de 3 km que liga os diversos
serviços, desde o Interface rodoferroviário, Escola EB 2/3, Aquaplace, Parque
das Azenhas, Alameda da Estação e Parques N. S. das Dores e Dr. Lima Carneiro,
Fórum Trofa XXI e Paços do Concelho.
O Parque das Azenhas percorre as
margens do Rio Ave, numa extensão de 5 km, com especial destaque para o
circuito interpretativo e informativo do património natural e cultural.
Para além da campanha de incentivo
ao uso dos corredores pedonais, a Câmara Municipal da Trofa reforça a campanha
para utilização dos transportes públicos da Rede UNIR, em detrimento do
automóvel.
Recorde-se que a Loja da
Mobilidade marcou o arranque do projeto MOVE-T que apresenta
informação atualizada das redes de transportes, das linhas disponíveis, e da
hora prevista de chegada dos autocarros, e dos lugares de estacionamento
disponíveis, nos 4 parques de estacionamento que integram o
projeto C-Streets. A Loja da Mobilidade efetua a venda e renovação do
Andante e apresenta informação sobre os transportes disponíveis.
Para além do reforço da mensagem
durante a Semana Europeia da Mobilidade, a Câmara Municipal da Trofa tem
apostado na melhoria da rede de transportes e a utilização de meios mais
sustentáveis, no âmbito do conceito “Trofa - Cidade dos 15 minutos”, em que é
possível circular a pé, ou de bicicleta ou trotinete para todos os pontos chave
do dia a dia, desde serviços públicos, a escolas, a lazer, desporto ou saúde,
em 15 minutos.
VANTAGENS
Economia: O recente aumento
do custo de vida e a subida constante dos preços do combustível tem obrigado
muitas pessoas a reequacionarem a forma como gastam o seu dinheiro. Ao trocar o
transporte particular pelo uso da bicicleta poderá poupar, em despesas diretas e
indiretas, cerca de 200 euros mensais.
Saúde: O uso regular da
bicicleta ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, a reduzir o índice de
massa gorda e os níveis de stress.
Tempo: Em determinadas
situações, a bicicleta tem tempos de deslocação iguais ou inferiores ao
automóvel, bem como tempos de procura de estacionamento significativamente
reduzidos.
Ambiente: Menos emissões de
CO2 (até menos 495 kg/ano) e de outros gases e partículas que são nocivos à
saúde humana. Menor ruído para o ambiente envolvente.
Sinistralidade:
Verifica-se, em regra, uma tendência de redução da taxa de sinistralidade
rodoviária quando aumenta o número de utilizadores de bicicleta, bem como os
quilómetros de corredores e vias partilhadas com bicicletas numa cidade.
Relação com a cidade: Uma
maior vivência com o espaço público partilhado, numa relação de maior
cumplicidade com a envolvente urbanística e em maior segurança.
Questões sociais: A democratização
do uso da bicicleta como meio de transporte contribui para a redução do fosso
entre ricos e pobres, na medida em que permite a qualquer pessoa, de qualquer
classe social, deslocar-se DE e PARA diversos pontos da cidade, com custos
reduzidos. Permite às classes sociais mais baixas uma maior mobilidade. Permite
aos jovens, sem idade para ter licença de condução, deslocarem-se livremente, e
de uma forma económica.
Questões geracionais: Corte
radical com o estigma social e o estatuto atribuído ao automóvel. Mudança de
mentalidades na questão da mobilidade urbana. Maior consciência para as
alterações climáticas e proteção do ambiente.