

CELEBRA-SE A 21 DE MARÇO
No dia 21 de março, assinala-se o Dia Mundial da Síndrome de Down e a Câmara Municipal da Trofa chama a atenção para esta síndrome, que afeta cerca de 15 mil pessoas em Portugal.
Estima-se que em Portugal um em cada oitocentos bebés nasça com a Síndrome de Down, esta é uma alteração genética que resulta de uma anomalia no processo de divisão celular do óvulo fecundado. Os portadores deste síndrome desenvolvem uma cópia extra do cromossoma 21, que afeta o desenvolvimento físico e cerebral do embrião em diferentes graus.
As pessoas com Síndrome de Down apresentam um atraso no desenvolvimento físico e mental e alterações da estrutura corporal e facial. Quando não identificada no período pré-natal, a síndrome é geralmente identificada no nascimento. A realização do Diagnóstico Pré-Natal é fundamental para avaliar o grau de risco do bebé e proporcionar o acompanhamento necessário.
Esta condição está associada a uma maior probabilidade de desenvolver perturbação do desenvolvimento intelectual/défice cognitivo de gravidade variável, problemas de fala ou perturbações da linguagem, dificuldades na mastigação, alterações na respiração ou distúrbios do sono, falta de força muscular (hipotonia) e dificuldades motoras, bem como problemas oftalmológicos e, em cerca de metade dos casos, doenças cardíacas estruturais (cardiopatia congénita).
No âmbito da inclusão e do apoio a pessoas com deficiência e incapacidade, a Câmara Municipal da Trofa disponibiliza o Balcão da Inclusão. Este serviço visa informar, orientar e encaminhar cidadãos no acesso a benefícios fiscais, prestações sociais, produtos de apoio, formação profissional e modelos de acessibilidades, entre outros recursos essenciais.