

CAPACITAR OS AGENTES EDUCATIVOS DE FERRAMENTAS ESSENCIAIS NA PREVENÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMÁTICAS E MOMENTOS DE PARTILHA E REFLEXÃO
A Câmara Municipal da Trofa organizou um workshop, no âmbito do projeto “Aqui fico bem! Na Trofa”, no auditório do Fórum Trofa XXI, direcionados a todos os agentes educativos do Concelho.
Na sua segunda edição, o projeto “Aqui fico bem na Trofa” em parceria com o projeto Berbicachos, é uma iniciativa do Município da Trofa, direcionado aos alunos, encarregados de educação, pessoal docente e não docente, utilizando como principal recurso o livro “O Dragão que não sabia onde pertencia”, proporcionando a todos os intervenientes, ferramentas que ajudem a desenvolver competências de forma a que possam atuar preventivamente face a uma situação problemática.
Numa segunda fase, o “Aqui fico bem na Trofa” arrancou com formação presencial para professores, no passado dia 22 de fevereiro, baseada no programa “O Percurso do Dragão e a sua Transformação”, com o objetivo de ensinar métodos interativos e participativos para ajudar as crianças a desenvolverem as suas competências emocionais e sociais.
Nos dias 10 e 11 de abril decorreram as sessões de formação dirigidas ao pessoal não docente de ambos os agrupamentos escolares, sob o mote: “O livro como promotor da reflexão e da mudança – Porque fazemos desta forma? Como podemos mudar?”
O "Aqui Fico Bem! na Trofa" tem como objetivo promover a colaboração entre alunos, professores, pais, encarregados de educação e pessoal não docente, criando uma linguagem comum para melhorar a comunicação e fortalecer as relações na comunidade escolar.
Através do livro infantil, os participantes aprendem conceitos e estratégias que ajudam as crianças a sentirem-se mais seguras e integradas, contribuindo para o sucesso escolar e o bem-estar emocional das nossas crianças, prevenindo dificuldades sociais e psicológicas.
Recorde-se que o Gabinete Municipal de Acompanhamento Psicológico e Pedagógico (GMAPP) que tem como objetivo primordial fomentar o ajustamento psicológico das crianças e jovens, nomeadamente, através da promoção do sucesso educativo e do seu desenvolvimento integral, realizando avaliações e acompanhamentos psicológicos, individual ou em pequeno grupo assim como, desenvolve e implementa programas de prevenção primária e intervenção precoce.