

PROJETO ABRANGEU 301 CRIANÇAS EM 2025
No passado dia 18 de junho, o Gabinete Municipal de Acompanhamento Psicológico e Pedagógico (GMAPP), realizou uma sessão online dirigida a professores e encarregados de educação dos alunos finalistas do 4º ano de escolaridade, da rede escolar pública do nosso concelho, no âmbito do Projeto P.A.R.E (Programa de Atenção e Regulação Emocional).
Sob o tema “A Transição para o 2º ciclo – O que preciso saber?”, esta partilha teve como objetivo oferecer orientações fundamentais para que a passagem do 1.º para o 2.º ciclo seja vivida de forma tranquila, consciente e positiva, tanto pelas crianças como pelas suas famílias.
O Projeto P.A.R.E., de caráter multidisciplinar, tem vindo a ser implementado junto das crianças finalistas do 4º ano de escolaridade, visando trabalhar competências de autorregulação emocional e comportamental, atenção/concentração, relaxamento e meditação, assim como hábitos de vida saudáveis.
Além da equipa de Psicologia, o projeto contou com o importante contributo das educadoras sociais, assim com a colaboração do Aquaplace, que dinamizou sessões de Yoga/Meditação e Capoeira.
No presente ano, o projeto abrangeu 301 crianças do 4º ano de escolaridade, num total de 119 sessões dinamizadas em ambos os agrupamentos escolares.