

CANDIDATURAS PODEM SER EFETUADAS NO BALCÃO ENERGY HUB
O Município da Trofa informa se estão disponíveis três programas de financiamento destinados a promover a eficiência energética, a substituição de equipamentos e a aposta em energias renováveis. As candidaturas decorrem a partir de agosto e setembro de 2025 e podem ser submetidas no Balcão Energy Hub, localizado nos Paços do Concelho.
O Programa E-Lar, promovido pelo Fundo Ambiental, tem como objetivo melhorar o conforto térmico das habitações e apoiar as famílias na aquisição de equipamentos eficientes e na eletrificação de consumos energéticos, contribuindo para a descarbonização e para a recolha e reciclagem de equipamentos a gás.
Ou seja, este apoio visa a substituição de equipamentos que consomem gás, como fogões, fornos e esquentadores por equipamentos elétricos, como placas, fogões elétricos ou termoacumuladores, que apresentarem uma classe energética “A” ou superior.
Podem beneficiar do programa as pessoas singulares maiores de idade com contrato de fornecimento de eletricidade para frações intervencionadas no âmbito do aviso do PRR Componente C-13: «Bairros Mais Sustentáveis», pessoas que usufruam de Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) ou outras pessoas singulares.
O prazo para apresentação das candidaturas decorre desde o dia 30 de setembro de 2025, até à data em que seja previsível esgotar a dotação prevista, tendo como limite a data de 30 de junho de 2026.
As candidaturas podem ser efetuadas através do website do Fundo Ambiental: https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/c13-eficiencia-energetica-em-edificios/10c13-i012025-programa-e-lar.aspx ou através do Balcão Energy Hub, que se localiza nos Paços do Concelho da Trofa.
Também promovido pelo Fundo Ambiental, o Programa Bairros + Sustentáveis financia um conjunto de medidas que visam a melhoria do desempenho energético em edifícios em risco de pobreza energética, localizados em bairros sociais, zonas históricas e/ou áreas de reabilitação urbana. Este programa procura promover as condições de conforto, saúde e bem-estar das famílias, combatendo a pobreza energética, contribuindo para a descarbonização e redução dos consumos energéticos, e incentivando a renovação do parque habitacional existente.
Este programa apoia intervenção em 5 tipologias: Envolvente opaca e envidraçada; Sistemas de climatização, produção de água quente (AQ) e ventilação; Sistemas de produção de energia com base em energia renovável para Autoconsumo; Eficiência Hídrica; Despesas Imateriais.
O prazo para a apresentação das candidaturas ao programa decorre desde o dia 25 de agosto até às 17h59 do dia 30 de novembro de 2025, ou até à data em que seja previsível esgotar a dotação prevista. A candidatura pode ser realizada através do website do Fundo Ambiental https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/c13-eficiencia-energetica-em-edificios/09c13-i012025.aspx ou através do Balcão Energy Hub, que se localiza nos Paços do Concelho da Trofa.
O Programa Solar Solidário, promovido pela Agência de Energia do Porto e a EDP, vai entregar até 600 conjuntos de painéis solares a moradias unifamiliares em vários concelhos do distrito do Porto, a norte do Rio Douro.