Municipio
DLBC LITORAL RURAL JÁ GARANTIU QUATRO CANDIDATURAS PARA A TROFA
07 de Fevereiro de 2019
0 comentários

A Litoral Rural – Associação de Desenvolvimento Regional visa prosseguir fins de relevante interesse público local nos territórios rurais pertencentes à NUTIII da Área Metropolitana do Porto, particularmente dos concelhos de Trofa, Matosinhos, Maia, Póvoa de Varzim, Santo Tirso e Vila do Conde. No Concelho da Trofa este projeto abrange as freguesias de Alvarelhos e Guidões, Muro, Covelas e Coronado (S. Romão e S. Mamede).

Esta associação pretende a promoção do desenvolvimento local e regional, designadamente a dinamização do meio rural de forma integrada e sustentável, destacando-se: a promoção e a divulgação dos produtos, práticas tradicionais e potencialidades locais; a promoção do Turismo, em particular no meio rural; a promoção, valorização e comercialização dos produtos agrícolas, silvícolas, piscícolas, agroalimentares e artesanais; a promoção, divulgação e recuperação do património natural, cultural e edificado; a execução de programas de formação com incidência no desenvolvimento regional; e, a realização de estudos de análise, diagnóstico e levantamento das necessidades na área de intervenção da associação.

A associação é a entidade gestora do “Grupo de Ação Local Litoral Rural”, tendo a seu cargo a gestão dos fundos alocados ao instrumento “Desenvolvimento Local de Base Comunitária”, que apoia estratégias de desenvolvimento local promotoras do empreendedorismo, da competitividade, da inovação, do emprego, da sustentabilidade e da inclusão nos territórios rurais, contando com um apoio global de fundo que totaliza 3.912.256,67€ para os seis municípios.

INVESTIMENTO DE MAIS DE 135 MIL EUROS PARA A TROFA

Neste âmbito, e até dezembro de 2018, foram apoiadas e mobilizadas para o território da Trofa, quatro candidaturas nas seguintes áreas de intervenção:  cultura de outros frutos em árvores e arbustos; cultura de citrinos; helicicultura e cultura de produtos hortícolas, raízes e tubérculos, cujo investimento total foi aproximadamente 135.500,00€.

A participação do Município da Trofa na direção da Associação Litoral Rural é assegurada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Trofa, António Azevedo, acreditando que é “determinante para a operacionalização do programa, a adequação do mesmo às necessidades territoriais no sentido de reduzir disparidades e de contribuir ativamente para o desenvolvimento local e garantir o acompanhamento, monitorização e avaliação da estratégia de desenvolvimento local  preconizada para o nosso território” .

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T