Atualidade
ALAMEDA DA ESTAÇÃO APRESENTADA EM BARCELONA COMO EXEMPLO DE SOLUÇÃO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL A 8 DE ABRIL
08 de Abril de 2019
0 comentários

A Alameda da Estação vai ser apresentada pela Área Metropolitana do Porto (AMP) como um caso sucesso de “mobilidade sustentável” a 8 de abril, em Barcelona, no fórum SMARTEES, que estuda e reflete de forma multidisciplinar sobre modelos de inovação social e urbanística que permitem a transição para modelos de desenvolvimento onde são privilegiadas a eficiência energética e a sustentabilidade.

A Trofa surge como um “case study” na área dos “Superblocks”, que são áreas urbanas que introduzem a descarbonização e a mobilidade sustentável, privilegiando os peões e os meios de transporte não poluentes, como a bicicleta. 

A Alameda da Estação, inaugurada em 2017, uniu o centro da cidade, transformando profundamente o núcleo central do Concelho.

Esta obra, que representou um investimento de 2,5 milhões de euros, cofinanciada com fundos europeus, no âmbito do programa Portugal 2020, requalificou o antigo canal do caminho de ferro, que foi abandonado no centro da cidade, em 2010, depois da construção da variante ferroviária que desviou o comboio para outra área da cidade. 

A Alameda da Estação deu continuidade à intervenção efetuada nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, requalificando cerca de 42.000m², incluindo 13.000m² de espaços verdes, 250 novas árvores, mais de 17.000m² de percursos pedonais, cerca de 730 metros de ciclovia e 700m² de área desportiva com áreas de jogos, trampolins, skatepark e streetbasket, além de equipamentos fitness.

Foi igualmente criada uma praça para acolher eventos que dignificam a Trofa e que mobilizam Trofenses e visitantes, para revitalizar o comércio e a vivência geral da zona central do Concelho, assumindo-se como motor do desenvolvimento urbano, acabando com a barreira arquitetónica herdada do caminho-de-ferro e restituindo a vitalidade que esta zona nobre e central teve no século XX.  

Associada aos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro e ao Parque das Azenhas, a Alameda incorporou um extenso e alargado “Parque Urbano”, com mais de 67.000m², formando um amplo continuum verde com características únicas na região.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T