Atualidade
JOVEM TROFENSE DIANA FERREIRA É FINALISTA DO OPJ PORTUGAL
09 de Julho de 2019
0 comentários

PROJETO “BRINCAR COM A DIFERENÇA” QUER PROMOVER A IGUALDADE E A INCLUSÃO SOCIAL DAS CRIANÇAS

A trofense Diana Ferreira é uma das finalistas do Orçamento Participativo Jovem Portugal 2019, iniciativa do Governo de Portugal. O projeto “Brincar com a diferença” propõe a adaptação dos parques infantis da Trofa e de Vila Nova de Famalicão a crianças com deficiências físicas e mentais.

Promover a igualdade na utilização dos parques infantis e a independência das crianças com necessidades especiais é a grande meta do projeto “Brincar com a diferença”, proposta finalista do Orçamento Participativo Jovem de Portugal 2019. A trofense Diana Ferreira é coautora do projeto, realizado em parceria com Filipa Gomes e Cláudia Marques, ambas de Vila Nova de Famalicão. 

“No nosso dia-a-dia verificamos que os parques infantis, na sua maioria, são inadequados e apresentam barreiras que impossibilitam a sua utilização normal por parte de crianças com incapacidade física e/ou mental. Estas crianças ficam, muitas vezes, limitadas a observar outras crianças brincar”, explicam as finalistas.

Possibilitar que todas as crianças usufruam dos parques infantis, independentemente das suas diferenças, bem como permitir a interação e a estimulação sensorial através de equipamentos adaptados é o grande objetivo da proposta “Brincar com a diferença”. 

O projeto, cuja candidatura foi apresentada com o apoio da Câmara Municipal da Trofa, através do Orçamento Participativo Jovem da Trofa, ao qual a jovem Diana Ferreira já concorreu, no passado, com outros projetos, pretende ser implementado nos municípios da Trofa e de Vila Nova de Famalicão e está orçamentado em 75 mil euros.

O Orçamento Participativo Jovem é um processo de participação democrática no âmbito do qual os cidadãos com idades entre os 14 e os 30 anos, inclusive, podem apresentar e decidir projetos de investimento público. 

Até ao próximo dia 4 de agosto, os jovens dos 14 aos 30 anos, podem votar nos projetos finalistas, através da página www.opjovem.gov.pt ou via SMS gratuita para o 4310.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T