Municipio
CONCURSO LUSÓFONO DA TROFA 2019 RECEBEU CONTOS DE TODOS OS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA
05 de Agosto de 2019
0 comentários

 “PRÉMIO MATILDE ROSA ARAÚJO” CONTINUA A SOMAR CANDIDATURAS
 
É um dos concursos literários mais prestigiados e conhecidos dos países lusófonos e avança agora para a segunda etapa desta edição 2019. O Concurso Lusófono da Trofa “Prémio Matilde Rosa Araújo” conta este ano com 244 contos candidatos, oriundos de todos os Países de Língua Oficial Portugueses. A pré-seleção já está em marcha.
 
Organizado anualmente pela Câmara Municipal da Trofa, em parceria com o Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP, o Concurso Lusófono da Trofa “Prémio Matilde Rosa Araújo” tem já encerrada a entrega de contos participantes. O júri da pré-seleção está, nesta altura, a terminar a leitura e pré-seleção das propostas, que serão encaminhadas para a avaliação do júri final.
A somar participações desde o primeiro ano de realização, a edição de 2019 recebeu a candidatura de 244 trabalhos, provenientes de todos os Países de Língua Oficial Portugueses, sendo eles Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor.
 
Com o objetivo de promover obras de literatura infantil, criar e consolidar hábitos de leitura e de escrita, promover e valorizar a expressão literária, o concurso fomenta assim, ainda, a divulgação de autores de língua oficial portuguesa. 
 
Os critérios de apreciação tidos em conta pelo júri são a criatividade/inovação; a qualidade literária; a organização; a coerência e coesão de texto e a adequação ao público. 
 
A concurso estão o Prémio Matilde Rosa Araújo, no valor de dois mil euros, para o Melhor Conto; o prémio Lusofonia, no valor de 1000 euros para o melhor conto, a ser selecionado entre os países não contemplados com o prémio Matilde Rosa Araújo; o Prémio Ilustração, no valor de 1500 euros. O vencedor do prémio “Melhor Ilustração” ilustrará o conto vencedor do prémio “Matilde Rosa Araújo”. 
 
O nome dos vencedores será publicado no sítio oficial da Câmara Municipal da Trofa, (www.mun-trofa.pt) e Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, (instituto-camoes.pt) nos 5 dias úteis imediatamente a seguir à seleção do júri.
 
A cerimónia de entrega dos prémios será realizada no mês de novembro, durante as comemorações do aniversário do Município da Trofa. 

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
BELIVE TROFA 2019 - RESUMO
BELIVE TROFA 2019 - DIA 4
BELIVE TROFA 2019 - DIA 3