Municipio
CONCURSO LUSÓFONO DA TROFA 2019 RECEBEU CONTOS DE TODOS OS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA
05 de Agosto de 2019
0 comentários

 “PRÉMIO MATILDE ROSA ARAÚJO” CONTINUA A SOMAR CANDIDATURAS
 
É um dos concursos literários mais prestigiados e conhecidos dos países lusófonos e avança agora para a segunda etapa desta edição 2019. O Concurso Lusófono da Trofa “Prémio Matilde Rosa Araújo” conta este ano com 244 contos candidatos, oriundos de todos os Países de Língua Oficial Portugueses. A pré-seleção já está em marcha.
 
Organizado anualmente pela Câmara Municipal da Trofa, em parceria com o Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP, o Concurso Lusófono da Trofa “Prémio Matilde Rosa Araújo” tem já encerrada a entrega de contos participantes. O júri da pré-seleção está, nesta altura, a terminar a leitura e pré-seleção das propostas, que serão encaminhadas para a avaliação do júri final.
A somar participações desde o primeiro ano de realização, a edição de 2019 recebeu a candidatura de 244 trabalhos, provenientes de todos os Países de Língua Oficial Portugueses, sendo eles Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor.
 
Com o objetivo de promover obras de literatura infantil, criar e consolidar hábitos de leitura e de escrita, promover e valorizar a expressão literária, o concurso fomenta assim, ainda, a divulgação de autores de língua oficial portuguesa. 
 
Os critérios de apreciação tidos em conta pelo júri são a criatividade/inovação; a qualidade literária; a organização; a coerência e coesão de texto e a adequação ao público. 
 
A concurso estão o Prémio Matilde Rosa Araújo, no valor de dois mil euros, para o Melhor Conto; o prémio Lusofonia, no valor de 1000 euros para o melhor conto, a ser selecionado entre os países não contemplados com o prémio Matilde Rosa Araújo; o Prémio Ilustração, no valor de 1500 euros. O vencedor do prémio “Melhor Ilustração” ilustrará o conto vencedor do prémio “Matilde Rosa Araújo”. 
 
O nome dos vencedores será publicado no sítio oficial da Câmara Municipal da Trofa, (www.mun-trofa.pt) e Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, (instituto-camoes.pt) nos 5 dias úteis imediatamente a seguir à seleção do júri.
 
A cerimónia de entrega dos prémios será realizada no mês de novembro, durante as comemorações do aniversário do Município da Trofa. 

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T