Atualidade
ARTE MILENAR DO VITRAL EM DESTAQUE NA LOJA INTERATIVA DE TURISMO
23 de Agosto de 2019
0 comentários

EXPOSIÇÃO DA PROVITRAL DECORRE ATÉ 20 DE SETEMBRO 


ATÉ AO PRÓXIMO DIA 20 DE SETEMBRO, A LOJA INTERATIVA DE TURISMO DA TROFA RECEBE UMA EXPOSIÇÃO DA PROVITRAL, EMPRESA TROFENSE DE CRIAÇÃO E RESTAURO DE VITRAIS. A BONITA ARTE MILENAR DO VITRAL É O TEMA-CONVITE PARA ESTA EXPOSIÇÃO.

O vitral, arte milenar desde o pré-românico, teve o seu apogeu com o gótico, vivendo aí um grande enriquecimento tanto a nível técnico como artístico, com inovadoras descobertas sobre novas aplicações na pintura dos vidros e métodos de fabrico. Depois de um decréscimo da sua valorização na era do Renascimento, o vitral vive desde o século XX um próspero crescimento, com uma vantajosa evolução técnica, arquitetónica e artística.

Localizada na Trofa, a Provitral desenvolve a sua atividade na área do vidro, nomeadamente o seu fabrico e transformação. A sua atividade abrange o artesanato, as técnicas de vitral tradicional e contemporâneo, assim como a peças decorativas e painéis artísticos.

O principal trabalho da empresa passa pela revitalização do vitral e da arte do vitral, através do restauro de vitrais históricos e da criação de vitrais artísticos e decorativos, mas também pelo trabalho em casas particulares ou para qualquer espaço em que haja necessidade de uma alternativa agradável no design dos mais variados espaços.

O seu fundador, Fernando Joaquim Marques da Silva, natural de Alvarelhos, iniciou a sua atividade na arte do vitral em 1996, sendo portador da carta de artesão e da carta de unidade produtiva artesanal, reconhecidas pela Comissão Nacional para a Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais. Efetuou a sua formação na Escola de Les Artes del Vidre na Fondación Centre del Vidre de Barcelona.

Agora é possível conhecer a sobra deste artesão, na Loja Interativa de Turismo da Trofa, até 20 de setembro, em mais uma mostra que dá a conhecer os artistas e os produtos locais. A Loja de Turismo da Trofa está localizada no Fórum Trofa XXI e funciona de segunda a sexta-feira entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00.

Galeria
Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T