Atualidade
TROFA ASSOCIA-SE À SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE E APELA À ADOÇÃO DE HÁBITOS MAIS SUSTENTÁVEIS
10 de Setembro de 2019
0 comentários

 

PROGRAMA DA AUTARQUIA DECORRE DE 16 A 22 DE SETEMBRO

 

Entre 16 e 22 de setembro, a Trofa associa-se à Semana Europeia da Mobilidade, este ano dedicada ao tema “Caminha connosco”. O programa organizado pela Câmara Municipal da Trofa envolve várias atividades com vista à promoção da mobilidade sustentável, assinalando ainda o Dia Europeu sem Carros.

 

Apelar à mobilidade sustentável é o grande objetivo da Semana Europeia da Mobilidade, que este ano se destaca pelo tema “Caminha connosco”, inspirando a “Caminhar e Pedalar em Segurança”. O Município da Trofa associa-se a esta iniciativa da Comissão Europeia, dinamizando ente 16 e 20 de setembro um conjunto de atividades dedicadas à temática.

 

A Autarquia Trofense começa por envolver na iniciativa, não só os munícipes, mas também os próprios colaboradores, com a promoção da atividade “Combina e Move-te”. Entre 16 e 20 de setembro, os colaboradores da Câmara Municipal da Trofa são convidados a organizarem-se em grupos e partilhar carro, na sua deslocação para o trabalho, podendo ainda usufruir da utilização de um transporte interno municipal, que fará percursos de ida e volta, no horário laboral habitual, garantindo assim que os colaboradores possam deixar o seu meio de transporte próprio em casa, ou numa zona fora da cidade, contribuindo assim, para descongestionar o tráfego no centro urbano.

 

Na mesma semana, e na linha de uma vida mais saudável, a Academia Municipal - Aquaplace apela também à prática de exercício físico, disponibilizando aulas experimentais. Cada utilizador pode realizar apenas uma aula experimental, excetuando as modalidades de escola de natação e ginásio.

 

Já a 21 de setembro, sábado, pelas 09h30, terá lugar o lançamento dos projetos das ciclovias - Rede Ciclável da Zona Norte da Cidade da Trofa e Rede Ciclável dos Coronados.

 

Desta forma, pelas 10h30, os participantes nesta ação, serão convidados a fazer o percurso de bicicleta pelas futuras redes cicláveis. Primeiro percorrendo a rede da Trofa e posteriormente nos Coronados, com início no Largo de Feira Nova e término na Estação de S. Romão). O momento, que contará com a participação dos autores dos projetos, será aberto ao público.

 

O Dia Europeu Sem Carros, que se comemora a 22 de setembro, também é assinalado pelo Município, com várias iniciativas a decorrer nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro.

 

Pelas 09h30, terá lugar uma aula de zumba como forma de aquecimento para a caminhada “Caminha Connosco”, a realizar pelas 10h00. Esta caminhada tem a colaboração da Área Metropolitana do Porto, já que nesta data e à mesma hora, todos os 17 municípios que integram a AMP, vão realizar uma caminhada.

 

Pelas 11h30, será inaugurado o Projeto Acesso +, projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2018 (OPJ) que inclui a adaptação de três passeiras (EN 14 e EN 104) para portadores de incapacidade visual ou motora.

 

Mais tarde, entre as 14h00 e as 18h00, ainda nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, decorre uma exposição de veículos híbridos e elétricos e mostra de meios da Polícia Municipal e Proteção Civil, bem como dos Bombeiros Voluntários da Trofa e da GNR.

 

A iniciativa contará ainda com atuação das escolas de dança “Alva Dance”, “Passos de Dança” e “MTV 4 Dance”, entre as 15h00 e as 17h00.

 

Pelas 16h00, terá lugar o ato oficial de entrega de uma viatura híbrida à Divisão de Polícia Municipal e Proteção Civil da Câmara Municipal da Trofa, momento seguido de uma demonstração de desencarceramento.

 

Nesta data, a Câmara Municipal da Trofa encerra também uma das artérias da cidade, assim, entre as 09h00 e as 17h00, de 22 de setembro, a Rua Rainha Santa Isabel será pedonal, para assinalar o Dia Europeu sem carros. 


PROGRAMA

 

16 A 20 SET.

AULAS EXPERIMENTAIS NO AQUAPLACE

(EXCETO ESCOLA DE NATAÇÃO E GINÁSIO E LIMITADAS A UMA AULA EXPERIMENTAL POR PESSOA)

 

21 SET. (SÁBADO)

09H30 | ALAMEDA DA ESTAÇÃO

LANÇAMENTO DOS PROJETOS

REDE CICLÁVEL DA ZONA NORTE DA CIDADE DA TROFA E REDE CICLÁVEL DOS

CORONADOS

ENG. ANTÓNIO BABO E ARQ. GRAÇA NIETO

 

10H30 | INÍCIO NA ANTIGA ESTAÇÃO DA TROFA E TÉRMINO NA ESTAÇÃO

NOVA DA TROFA

PERCURSO DE BICICLETA PELA FUTURA REDE CICLÁVEL DA ZONA NORTE DA TROFA

 

11H30 | INÍCIO NO LARGO DE FEIRA NOVA E TÉRMINO NA ESTAÇÃO

DE S. ROMÃO

PERCURSO DE BICICLETA PELA FUTURA REDE CICLÁVEL DOS CORONADOS

 

 

22 SET. (DOMINGO)

DIA EUROPEU SEM CARROS

PARQUES NOSSA SENHORA DAS DORES E DR. LIMA CARNEIRO (CORETOS)

 

09H00 - 17H00

ENCERRAMENTO DA RUA RAINHA SANTA ISABEL

 

09H30

CAMINHADA - CAMINHA CONNOSCO (4KM)

(EM COLABORAÇÃO COM A AMP)

AQUECIMENTO - AULA DE ZUMBA

 

11H00

INAUGURAÇÃO DO PROJETO OPJ  "ACESSO +" - REQUALIFICAÇÃO DE 3 PASSADEIRAS

 

14H00-18H00

EXPOSIÇÃO DE VEÍCULOS HÍBRIDOS E ELÉTRICOS

MOSTRA DE MEIOS:

-POLÍCIA MUNICIPAL E PROTEÇÃO CIVIL

-BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA TROFA

-GNR

DIVULGAÇÃO DA CP

AGUADEIRO INDAQUA

 

15H00-17H00

ATUAÇÃO DAS ESCOLAS DE DANÇA

 

16H00

ENTREGA DE VIATURA HÍBRIDA À POLÍCIA MUNICIPAL

 

17H00

DEMONSTRAÇÃO DE DESENCARCERAMENTO - BVT

           

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T