Atualidade
FADISTA TERESINHA LANDEIRO TRAZ “SONS DO PATRIMÓNIO” À ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA TROFA
13 de Setembro de 2019
0 comentários

CONCERTO DA FADISTA INTEGRA INICIATIVA DA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO E TEM LUGAR DIA 27 DE SETEMBRO, PELAS 21H30

Entre 26 e 29 de setembro, a Área Metropolitana do Porto volta a promover a iniciativa “Sons do Património”, que este ano contará com 17 concertos de entrada livre, num circuito por 17 espaços emblemáticos dos 17 territórios que a constituem. A Trofa faz parte desta rota musical, e contará com concerto de Teresinha Landeiro na Antiga da Estação Ferroviária, a 27 de setembro, pelas 21h30.

A Área Metropolitana do Porto convida a assinalar o Ano Europeu do Património Cultural com um projeto muito especial. “Sons do Património” é o nome da iniciativa, que regressa para a sua segunda edição entre 26 e 29 de setembro, e que inclui 17 concertos de entrada livre, num circuito por 17 espaços emblemáticos do território dos 17 municípios que a integram.

A Trofa não falta à chamada e integra o programa cultural da iniciativa em 2019. No Município, a Antiga Estação Ferroviária acolhe o Concerto de Teresinha Landeiro, a 27 de setembro, uma noite de fado que promete ser marcante, com início pelas 21h30.  Este serão cultural, vai trazer os sons da linha mais tradicional do fado lusitano, fazendo ecoar na Antiga Estação temas como “Teus olhos nos meus”, “Amor aos molhos” ou “Santo António Traiçoeiro”.

Com a iniciativa “Sons do Património”, museus, praças, igrejas, mercados e outros espaços simbólicos da nossa herança comum vão transformar-se sob o efeito da música, com o objetivo de proporcionar experiências novas a quem sempre os conheceu e a quem ainda os vai descobrir. Estes lugares, guardadores de memórias e contadores de histórias, são ainda testemunhos da passagem do tempo e de gerações de homens e mulheres, armazéns de saberes, de artes e de conhecimento. Lugares vivos que convidam ao encontro e funcionam como observatório da nossa própria identidade, parte da nossa herança e do nosso legado, que devem ser valorizados e celebrados. 

A reedição desta proposta, materializada primeiro em 2018, floresce da vontade da Área Metropolitana do Porto em valorizar o património dos dezassete municípios que a integra. À celebração da riqueza inesgotável do mosaico patrimonial da região corresponde um programa artístico eclético, pensado e adequado a cada lugar, instigador de novos contactos, leituras e experiências dos territórios e gerador de convivências naturais e outras menos prováveis. 

Entre profano e religioso, contemporâneo e erudito, jazz e tradicional, blues e fado, eletrónico e acústico, é em boa medida pela música que nos reencontramos com o património. Os projetos artísticos integram um programa reforçado em 2019, que conta com nomes já queridos dos portugueses, bem como outros que têm vindo a conquistar espaços cimeiros no país e no mundo.

A entrada para todos os eventos é gratuita. 


PROGRAMA COMPLETO:

26 DE SETEMBRO
Porto, Casa Museu Marta Ortigão Sampaio
Jack Broadbent, 17h30

Arouca, Praça Brandão de Vasconcelos
Real Confraria do Canto Arouquense António Serginho e Sara Yasmine, 21h30

Santo Tirso, Igreja Românica de Roriz
Manuel de Oliveira, 21h30


27 DE SETEMBRO
Póvoa de Varzim, Centro da Vila de Rates
Gisela João, 21h30

Santa Maria da Feira, Mercado Municipal
Danças Ocultas, 21h30

Trofa, Antiga Estação Ferroviária
Teresinha Landeiro, 21h30

Vale de Cambra, Centro Histórico de Macieira de Cambra
Rua da Lua, 21h30

Oliveira de Azeméis, Parque La Salette
Manuel Linhares, 21h30


Paredes, Mosteiro de Cete
Pedro Caldeira Cabral, 21h30


28 DE SETEMBRO
Espinho, Museu Municipal
Anaquim, 17h30

Gondomar, Fundação Júlio Resende
António Chainho Trio, 18h00

Vila do Conde, Igreja Paroquial de Árvore
Angelicus Duo, 21h30

Maia, Igreja Conventual de São Salvador de Moreira
Rui Massena, 21h30

Valongo, Centro Cultural de Campo
MurMur, 21h30

São João da Madeira, Oliva Creative Factory
O Gajo, 22h00


29 DE SETEMBRO
Matosinhos, Museu Quinta de Santiago
Jack Broadbent, 17h30

Vila Nova de Gaia, Casa Museu Teixeira Lopes
António Chainho Trio, 17h30


Imagem: Facebook Área Metropolitana do Porto 

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T