Municipio
COLABORADORES DA CÂMARA DA TROFA “À BOLEIA” DA SUSTENTABILIDADE
14 de Setembro de 2019
0 comentários

AUTARQUIA PROMOVE INICIATIVA INTERNA INOVADORA E INÉDITA DE PARTILHA DE CARRO PRÓPRIO E UTILIZAÇÃO DE TRANSPORTE COLETIVO MUNICIPAL NA SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE 2019

 

Já pensou em deslocar-se para o trabalho de boleia? A ideia não é nova, mas ganha cada vez mais adeptos, numa era em que a mobilidade sustentável surge como necessidade gritante. Para assinalar a 18ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro, a Câmara Municipal da Trofa tem em marcha a iniciativa “Combina e Move-te!”, que vai disponibilizar aos colaboradores um transporte de grupo gratuito, enquanto os incentiva igualmente, à adoção de “carpooling”.

 

Partilhar carro com colegas de trabalho com vista à diminuição do esforço financeiro de cada um, já é prática habitual, mas fazê-lo com consciência ambiental ainda não é uma opção enraizada na maioria dos países da Europa, incluindo Portugal. Por isso, a implementação de um transporte interno coletivo e o incentivo ao “carpooling”, que ganha cada vez mais adeptos, foram as formas encontradas pela Câmara Municipal da Trofa para assinalar, internamente, a 18ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro.

“Combina e Move-te!” é o nome da iniciativa inovadora e inédita, idealizada pela Câmara Municipal, que entendeu ser oportuno pôr em marcha uma ação que permitisse demonstrar os benefícios e as vantagens associadas ao transporte multimodal.

“Para nós é fundamental que estejam disponíveis soluções de transporte mais eficientes, que nos ajudem a aliviar a pressão do congestionamento de tráfego e ainda a tornar a circulação de pessoas mais ecológica, mais segura e economicamente mais eficiente. Inevitavelmente necessitamos de nos deslocar todos os dias para o local de trabalho, e minimizar a utilização do transporte individual nessas deslocações é um passo que pode ser simples e eficaz. Enquanto Câmara Municipal, e a cada dia mais interessados em fazer chegar as causas ambientais aos munícipes, decidimos disponibilizar um transporte partilhado para utilização de todos, para já como uma experiência piloto, mas com a possibilidade de virmos a adotar esta prática no futuro”, explica o Vereador do Pelouro do Ambiente, Sérgio Araújo.

O transporte partilhado será disponibilizado pelo Município, entre os dias 16 e 20 de setembro, com o objetivo de minimizar os efeitos poluentes das deslocações para os postos de trabalho através do transporte individual. Os funcionários que aderirem a esta iniciativa podem deslocar-se em transporte individual ou de comboio até à Estação Ferroviária da Trofa, ou em alternativa, até aos Bombeiros Voluntários da Trofa, locais onde o transporte garantido pela Câmara Municipal recolherá os passageiros de acordo com o horário laboral.

A par desta iniciativa, a Autarquia está ainda a incentivar a utilização do “carpooling”, para que, durante a Semana Europeia da Mobilidade, os funcionários ponderem a hipótese de se deslocarem através de boleias combinadas com outros colegas, cuja origem e destino sejam sensivelmente próximos.

A Semana Europeia da Mobilidade, campanha europeia que termina com a efeméride do Dia Europeu Sem Carros, a 22 de setembro, tem como objetivo melhorar a saúde pública e a qualidade de vida, através da promoção da mobilidade limpa e do transporte urbano sustentável.

 

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T