Municipio
TROFA INVESTE MAIS DE 370 MIL EUROS NA PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DAS ESCOLAS DE ESPRELA, GIESTA E FEIRA NOVA
17 de Setembro de 2019
0 comentários

INTERVENÇÃO NA ESCOLA DE GIESTA INAUGURADA A 18 DE SETEMBRO 


Estão concluídas as obras de requalificação energética da Escola de Giesta (Alvarelhos). A colocação de sistema de isolamento térmico e iluminação LED foram algumas das intervenções feitas, que se estendem à Escola da Esprela (Bougado)  e de Feira Nova (Coronado) – ainda em fase de execução – resultantes de um investimento total da Câmara Municipal, com o apoio do programa Norte 2020, de mais de 370 mil euros. 

No seguimento de uma política atenta à Educação, a Câmara Municipal da Trofa investiu, com o apoio do programa Norte 2020, mais de 370 mil euros na requalificação energética escolar do concelho. A Escola de Giesta, na freguesia de Alvarelhos e as escolas de Feira Nova na freguesia do Coronado (S. Mamede) e de Esprela, na freguesia de Bougado (S. Martinho) – estas ainda em fase de execução - foram os três espaços intervencionados, que irão garantir mais qualidade e conforto aos alunos.

“O desenvolvimento sustentável do Município também tem de passar pelas escolas, e obviamente esse é também um tema que deve ser alvo de atenção e responsabilidade autárquica. Cada vez mais, a qualidade do sistema educativo depende também da estrutura que recebe os nossos jovens, e dotar essas infraestruturas de uma capacidade energética maior, não só garante mais conforto aos alunos como acaba por potenciar a qualidade dos seus resultados educativos”, explica o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto.

A intervenção nas três escolas envolveu a colocação de sistema de isolamento térmico pelo exterior em paredes, vulgarmente designado de capoto, bem como a colocação de caixilharia exterior em PVC. As obras de requalificação envolveram ainda a alteração de iluminação para tecnologia LED e a instalação de painéis fotovoltaicos. 

“A requalificação escolar tem sido uma das nossas grandes apostas enquanto executivo. Claro que o trabalho não se faz de uma vez só, e depois das intervenções feitas noutros espaços escolares, estas três escolas necessitavam de forma inequívoca de uma requalificação a este nível”, acrescenta o autarca.

A inauguração da requalificação já concluída, na Escola Básica de Giesta,  está prevista para o próximo dia 18 de setembro, pelas 10h30.  

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T