Atualidade
EB DE GIESTA 1 É A PRIMEIRA ESCOLA DA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO A CONCLUIR REQUALIFICAÇÃO ENERGÉTICA
19 de Setembro de 2019
0 comentários

CÂMARA MUNICIPAL INAUGUROU AS OBRAS ESTA QUARTA-FEIRA

O Executivo Municipal da Trofa inaugurou a 18 de setembro, as obras de requalificação energética da EB de Giesta 1, na freguesia de Alvarelhos. O espaço escolar do concelho é o primeiro da Área Metropolitana do Porto a concluir este tipo de intervenção, que trará melhores condições aos alunos. Num dia a eles dedicado, o Executivo entregou ainda kits escolares na Escola Básica de Bairros (Bougado) e na Escola Básica de Fonteleite (Coronado).

O ano letivo começa com escola nova para os alunos da freguesia de Alvarelhos. A Câmara Municipal da Trofa assinalou, a 18 de setembro, a inauguração da Escola Básica de Giesta 1, uma obra que para além do conforto e bem-estar dos mais pequenos, garante ainda um reforço da segurança escolar. A escola é a primeira da Área Metropolitana do Porto a concluir as obras de eficiência energética. 

“O investimento na Educação é uma aposta no futuro e não pode nunca ser esquecido. Estes alunos contam agora com instalações mais apropriadas às suas necessidades, que surgem na linha da requalificação energética escolar que está a ser feita no nosso concelho”, explica o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto.

De recordar que, com o apoio do programa Norte 2020, a autarquia investiu mais de 370 mil euros na requalificação energética escolar do Município. Para além da Escola Básica 1 de Giesta, fazem ainda parte desta intervenção as Escolas de Feira Nova, na freguesia do Coronado – a inaugurar em breve - e de Esprela, na freguesia de Bougado – ainda em fase de execução.
A intervenção nestas escolas envolveu a colocação de sistema de isolamento térmico pelo exterior em paredes, vulgarmente designado de capoto, bem como a colocação de caixilharia exterior em PVC.  As obras de requalificação envolveram ainda a alteração de iluminação para a tecnologia LED e a instalação de painéis fotovoltaicos.

Num dia dedicado aos alunos, o executivo passou ainda pela Escola Básica de Bairros (Bougado) e de Fonteleite (Coronado), onde entregou kits escolares, com material escolar como cadernos, canetas, cola, capas e ainda fichas de apoio. “A Câmara Municipal da Trofa apoia os agregados familiares que realmente precisam, estando disponível para (re)avaliar, ao longo de todo o ano, as necessidades apresentadas pelas famílias locais”, acrescentou o autarca.

O momento, que contou com muita diversão e brincadeira entre Executivo e alunos, serviu simbolicamente para desejar a todos um ano letivo pleno de experiências positivas e de muitas aprendizagens.

Galeria
Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T