Municipio
TROFA CONCRETIZA MAIS UM PROJETO OPJ COM A IMPLEMENTAÇÃO DE PASSADEIRAS ADAPTADAS COM SISTEMA CROSS FLASH
20 de Setembro de 2019
0 comentários

INAUGURAÇÃO DO PROJETO PROPOSTO POR DUAS JOVENS TROFENSES TEM LUGAR A 22 DE SETEMBRO, PELAS 11H00


A Câmara Municipal da Trofa inaugura, no próximo dia 22 de setembro, três passadeiras adaptadas com sistema cross flash, que aumenta a segurança de peões, e a visibilidade dos automobilistas, resultado de um investimento de 17 500 euros. O projeto, intitulado “Acesso +”, foi o vencedor do Orçamento Participativo Jovem da Trofa de 2018, vertente geral, da autoria das trofenses Carla Sousa e Alexandra Maia. 

Melhorar as condições de segurança na travessia das passadeiras do concelho, foi o grande objetivo proposto pelas jovens trofenses Carla Sousa e Alexandra Maia, quando concorreram ao Orçamento Participativo Jovem da Trofa, em 2018. O projeto “Acesso +” sagrou-se o vencedor da iniciativa que promove a cidadania ativa entre os mais novos, e colhe os seus frutos no próximo dia 22 de setembro.

Pelas 11h00, a Câmara Municipal da Trofa inaugura as três passadeiras cuja sinalização de segurança foi instalada, resultantes de um investimento da Autarquia, de 17 500 euros. As passadeiras, já existentes, estarão agora adaptadas com o sistema Passadeira Segura “Cross Flash”, e localizam-se na Rua D. Pedro V, na nacional 14, na Rua Abade Inácio Pimentel e na Avenida de Mosteiró, na nacional 104.

Este novo sistema, deteta o peão aquando da travessia, avisando luminosamente o condutor da presença e passagem de peões, reforçando, deste modo, a segurança rodoviária. Um passo importante na melhoria da qualidade rodoviária no coração do Município, que permitirá maior segurança não só a todos os peões, incluindo os de mobilidade reduzida, mas também aos veículos.

De recordar que convidar os jovens do concelho a apresentar as suas opiniões e contributos, apelando simultaneamente à prática de um espírito democrático, é o objetivo do Orçamento Participativo Jovem da Trofa que tem em curso o ciclo 2019. 

De recordar, que até dia 31 de outubro, os jovens que residem, estudem e trabalhem na Trofa, ou sejam membros de uma associação do concelho, e que tenham entre os 10 e os 30 anos, podem apresentar as suas propostas. A participação pode ser feita a título individual ou em grupo. 

Os projetos devem ser apresentados através do preenchimento da Ficha de Apresentação do Projeto disponível em www.mun-trofa.pt, enviada posteriormente para o e-mail [email protected]. As propostas serão sujeitas a votação na Assembleia Municipal Jovem, no dia 14 de dezembro.

De recordar que já foram implementados no Concelho vários projetos propostos e escolhidos pelos jovens em sede do Orçamento Participativo Jovem da Trofa, como são: o Circuito Desportivo de Bairros, o Laboratório de Ciências da EB2/3 Napoleão Sousa Marques, as Bibliotecas Escolares das EB1 de Paradela e de Lagoa, o Circuito Desportivo da Escola Básica de Castro, a Sala de Tecnologias da Informação de Cerro, a dotação do Salão Paroquial do Muro com equipamento de som e luz, o SkatePark da Alameda da Estação, o projeto Estudar na Napoleão é Bom, de investimento na Biblioteca e espaços de convívio, a Orquestra Percutindo Trofa, a criação de ATL no JI de Giesta, ainda o projeto Equipar o Concelho para o Basquetebol e a construção do Parque Infantil da EB1/JI de Estação, e para breve está a concretização do “Artes de Palco na Escola Secundária da Trofa” (escolar).

O Orçamento Participativo Jovem dispõe, anualmente, de uma verba de 25 mil euros, dos quais 17 500 euros são de âmbito geral e 7 500 euros de âmbito escolar.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T