Municipio
CENTENÁRIO DE MATILDE ROSA ARAÚJO CELEBRADO PELOS MENINOS CANTORES DO MUNICÍPIO DA TROFA
18 de Outubro de 2019
0 comentários

PROGRAMA DE ATIVIDADES ARRANCA JÁ NO PRÓXIMO DIA 21 DE OUTUBRO, COM UM CONCERTO NA ANTIGA ESTAÇÃO DA TROFA

Até 2021, ano em que se assinala o centenário do seu nascimento, os Meninos Cantores do Município da Trofa vão dedicar as suas apresentações a Matilde Rosa Araújo. A escritora portuguesa, que amadrinhou o grupo musical, é a homenageada num programa de atividades a si dedicado, que tem início já no próximo dia 21 de outubro, pelas 19h00, com um concerto na Antiga Estação da Trofa. 

O centenário de nascimento de Matilde Rosa Araújo, que se celebra em 2021, é assinalado de uma forma especial pelos Meninos Cantores do Município da Trofa. O carinho pela escritora infantil, que assumiu o papel de madrinha deste grupo musical, é traduzido em homenagem num programa com várias iniciativas, que tem início ainda este ano. 

A preparação para o Centenário envolve uma série de mini-concertos, que terão lugar de dois em dois meses, com a participação das escolas do concelho. O primeiro decorre já no próximo dia 21 de outubro, pelas 19h00, na Antiga Estação da Trofa, com entrada gratuita. “Vem ler uma poesia de Matilde” é o nome da iniciativa, que contará com a participação das Escolas Básicas de Cedões, Bairros e Esprela, onde se irão contar histórias, cantar e dizer poesias.

Com o objetivo de dar a conhecer melhor “a mulher que inventou metade das coisas sensíveis”, como escreveu Valter Hugo Mãe, durante os próximos dois anos as Escolas do Município irão receber a presença da Maestrina dos Meninos Cantores, Antónia Maria Serra, com o objetivo de falar a todos os meninos sobre o carinho de Matilde Rosa Araújo pela Trofa. Cada escola será convidada a trabalhar uma música e um poema para apresentar nas iniciativas públicas com o grupo.

O primeiro grande momento do centenário está já marcado para o dia 6 de junho de 2020, onde os Meninos Cantores do Município da Trofa irão apresentar “As cançõezinhas da Tila”, poemas de Matilde Rosa Araújo e música de Fernando Lopes Graça, obra que foi gravada pelos Meninos Cantores em setembro de 2000. O concerto contará com a presença dos antigos membros dos Meninos Cantores, solistas à época. Neste dia, será oficializada a abertura da comemoração do Centenário de nascimento da escritora.

As comemorações decorrerão de todo o ano, com encerramento a 20 de junho de 2021.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T