Municipio
TROFA ASSINALA DIA MUNICIPAL DA IGUALDADE DESMISTIFICANDO AS PROFISSÕES DELAS E DELES
16 de Outubro de 2019
0 comentários

A 24 DE OUTUBRO, (QUINTA-FEIRA) A CÂMARA MUNICIPAL PROMOVE UM PROGRAMA DE ATIVIDADES QUE SE ESTENDE AINDA À COMUNIDADE TROFENSE COM A INAUGURAÇÃO DE UMA EXPOSIÇÃO NO FÓRUM TROFA XXI, ÀS 14H30

No âmbito da comemoração do Dia Municipal da Igualdade, que se assinala a 24 de outubro, a Câmara Municipal da Trofa leva a temática aos alunos da pré-escolar do concelho, num programa de atividades que se estende à comunidade. De destacar que a Trofa é um dos Municípios que dispõe de um Gabinete Municipal para a Igualdade, de atendimento gratuito e aberto a toda a população.

São cada vez mais as organizações e municípios que, de norte a sul do país, se envolvem, anualmente, na comemoração do Dia Municipal da Igualdade, que se assinala a 24 de outubro. O Município da Trofa partilha da importância política e sociocultural desta temática, e promove, nesta data, algumas atividades dirigidas ao público infantil e público sénior.

Nesse âmbito, os alunos das EB1 e JI’s do concelho serão convidados a participar em algumas atividades lúdicas, onde possam expressar as suas opiniões e desmistificar algumas ideias pré-concebidas. 

Também os seniores do Centro Comunitário Municipal da Trofa trabalharam, nos últimos dias, os mitos e crenças associadas à igualdade de género, relacionada com as profissões, onde puderam experimentar as diferentes profissões. 

Elas foram “árbitros, seguranças, pintoras, eletricistas, trolhas, carpinteiras, sapateiras, barbeiras” e eles assumiram as funções de “manicures, cabeleireiros, cozinheiros, costureiros, maquilhadores, engomadeiros” para demonstrar que o importante é a realização pessoal e profissional e não o estereotipo que a sociedade poderá associar à profissão.   Esta iniciativa de sensibilização, que teve lugar com a colaboração de lojistas da cidade, resultará numa exposição temática “NA PELE DOS DIFERENTES”, que será inaugurada a 24 de outubro, pelas 14h30, no Fórum Trofa XXI. 

De destacar que a Câmara Municipal da Trofa dispõe de um Gabinete Municipal para a Igualdade, com serviço de atendimento gratuito. Este Gabinete oferece apoio nas situações de discriminação no local de trabalho, procura de emprego, formação profissional e proporciona ainda ajuda nas questões relativas ao assédio sexual, bem como auxílio às vítimas de violência doméstica e respetivos familiares. 

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T