Atualidade
RENDAS DE BILROS EM EXPOSIÇÃO NA LOJA INTERATIVA DE TURISMO DA TROFA
28 de Outubro de 2019
0 comentários

MOSTRA ESTÁ PATENTE ATÉ DIA 29 DE NOVEMBRO, COM ENTRADA GRATUITA

A Loja Interativa de Turismo recebe, até ao próximo dia 29 de novembro, uma exposição de Rendas de Bilros, tradicionais de Vila do Conde. O trabalho altamente qualificado das rendilheiras estará em destaque, neste que é um dos espaços mais visitados do Município da Trofa.

É em 1919, com a criação da Escola de Rendas, que o trabalho das Rendilheiras de Vila do Conde ganha particular qualidade, especificidade e maior visibilidade. Porém, nos anos 50 e 60, com a mudança de hábitos e de estilo de vida, verificou-se um declínio desta tradição.

Felizmente, a partir de 1974, graças a diversas ações desenvolvidas, nomeadamente a criação do Centro de Artesanato, bem como à notoriedade granjeada pela Feira Nacional de Artesanato, conseguiu-se uma clara inversão. Destaque-se, entretanto, a abertura do Museu das Rendas, dando um forte contributo à preservação deste saber que, agora, conquista a sua Certificação.

Em 1991 foi criado o Museu das Rendas de Bilros, onde a Associação para a Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde instalou a sua Oficina de Rendas. Num dos espaços mais iluminados do museu, trabalham rendeiras altamente qualificadas que dão resposta técnica às muitas solicitações que aí chegam.

Esta arte tradicional chega agora à Loja de Turismo da Trofa para descentralizar as atividades culturais e para levar a todos os Trofenses e visitantes mais uma herança tipicamente portuguesa. 

Galeria
Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T