Municipio
TROFA É FINALISTA DOS PRÉMIOS MUNICÍPIO DO ANO 2019
29 de Outubro de 2019
0 comentários

VENCEDORES DA SEXTA EDIÇÃO DESTA INICIATIVA SERÃO REVELADOS A 15 DE NOVEMBRO EM AROUCA 

A Trofa é finalista dos Prémios Municipio do Ano 2019, com o projeto Alameda da Estação, na categoria – Área Metropolitana do Porto. 

A Alameda da Estação é um parque urbano, longitudinal, que transformou a zona central da cidade da Trofa, requalificando o antigo canal do caminho-de-ferro, abandonado desde 2010. A Alameda da Estação abrange mais de 42.000 m2, apostando na promoção de hábitos sustentáveis, na mobilidade urbana e na requalificação do património. De forma ímpar, este projeto permitiu a reincorporação no tecido urbano da cidade, permitindo alavancar novas dinâmicas de regeneração física, económica e social.

De recordar que este concurso visa reconhecer as boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade. 

Pretende também colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação das autarquias, bem como valorizar realidades diversas que incluam as cidades e os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país. 

A cerimónia de entrega dos Prémios Municípios do Ano - Portugal 2019 realiza-se no próximo dia 15 de novembro, às 15h45, no Mosteiro de Arouca, em Arouca. 

A organização cabe à Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, e ao Município de Arouca. 

Esta sexta edição contou com 51 candidaturas, estando nomeados projetos de 37 municípios para nove categorias regionais, a categoria intermunicipal e para o grande prémio final. 

Na sessão vão intervir a presidente do município anfitrião, Margarida Belém, o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e o coordenador da UM-Cidades, Paulo Pereira. 

A cerimónia será antecedida pela mesa redonda “Desenvolvimento Sustentável do Território”.

De recordar quem em 2017, a Trofa foi Municipio do Ano na categoria Área Metropolitana do Porto. 

A iniciativa foi ganha em 2014 pelo município de Lisboa (projeto "Há Vida na Mouraria"), em 2015 por Vila do Bispo (projeto “Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza”), em 2016 pelo Fundão (projeto “Academias de Código”), em 2017 por Guimarães (projeto “Pay-as-You-Throw no Centro Histórico de Guimarães”) e em 2018 por Arouca (projeto “Arouca - Geoparque Mundial da UNESCO”). O site oficial é www.umcidades.uminho.pt

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T