Municipio
TROFA VAI TER WIRELESS GRATUITA NOS ESPAÇOS PÚBLICOS DO CONCELHO
29 de Outubro de 2019
0 comentários

MUNICÍPIO VIU APROVADA CANDIDATURA AO PROGRAMA “WIFI4EU”, FINANCIADO PELA COMISSÃO EUROPEIA

A Trofa vai receber financiamento da Comissão Europeia para instalar redes Wi-Fi de utilização gratuita. O Município terá uma comparticipação de 15 mil euros para a implementação do projeto “Wifi4EU”, que garante cobertura wireless em espaços como parques, museus e edifícios públicos.

Aquela que foi a terceira chamada da iniciativa “WiFi4EU”, promovida pela Comissão Europeia, acrescenta perto de meia centena de municípios à lista para implementação do projeto em Portugal. Entre eles, ao todo 47, está o Município da Trofa, que irá beneficiar de uma comparticipação de 15 mil euros para instalação de redes Wi-Fi de utilização gratuita em diferentes espaços do Concelho.

Para Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal, “a aprovação desta candidatura significa, não só, um importante passo na modernização tecnológica do Concelho, mas ainda uma oportunidade de aproximar os mais jovens dos espaços públicos locais. A utilização de wi-fi gratuita é, hoje em dia, uma mais-valia que a Câmara Municipal pode disponibilizar a munícipes e visitantes”, refere.

O programa Wifi4EU, da Comissão Europeia, tem como objetivo garantir a cobertura de rede wireless em parques, praças, hospitais, centros de saúde, edifícios públicos, museus e bibliotecas, bem como estações de comboios e autocarros. O projeto garante o acesso gratuito a residentes e não residentes, com um processo de autenticação simples, sem publicidade e com proteção dos dados pessoais.

Candidataram-se a esta fase deste projeto, cerca de 11 mil municípios, um número mais de seis vezes superior aos vales de financiamento que estavam disponíveis.

Depois das candidaturas, coube à Agência Executiva de Inovação e redes (INEA), agência executiva da Comissão encarregada de implementar o programa Wifi4EU, fazer as verificações necessárias da elegibilidade dos municípios. Nesta fase, foram apuradas 47 cidades portugueses. As próximas candidaturas acontecem em 2020.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T